Renan diz que fica na presidência; veja vídeo da entrevista

Publicado em 06/12/2016, às 15h50

Redação

A Mesa Diretora do Senado decidiu na tarde desta terça-feira (5) não obedecer a decisão liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello e manter Renan Calheiros na presidência do Senado até que o plenário do Supremo, composto por 11 ministros, julgue em definitivo a decisão Mello. 

LEIA TAMBÉM

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), declarou que vai "aguardar a decisão do Supremo" sobre seu afastamento do cargo. "Há uma decisão da Mesa Diretora do Senado e precisa ser observada do ponto de vista da separação dos poderes", defendeu.

A decisão da mesa foi comunicada em carta divulgada à imprensa e foi assinada também pelo substituto imediato de Renan, o senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente do Senado.

"A nove dias do término do mandato e com a pauta pré-definida, você afastar o presidente do Senado... nenhuma democracia sinceramente merece isso", declarou Renan.

Renan criticou a decisão do ministro do STF de afastá-lo da presidência. "Eu, já como presidente do Senado, me obriguei a cumprir liminares piores do ministro Marco Aurélio". O senador citou a decisão que impedia o Congresso de acabar com os supersalários no Legislativo.

Assista:

Vídeo/ Carolina Vajas

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado