Renan vai publicar nota pedindo isenção em perícia do impeachment

Publicado em 16/06/2016, às 10h18

Redação

Após a Comissão Especial do Impeachment do Senado rejeitar o pedido da defesa de Dilma Rousseff para impugnar o coordenador da perícia do processo, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse a interlocutores que irá publicar uma nota reforçando a necessidade de isenção no procedimento. 

A perícia será realizada por uma equipe de três técnicos do Senado Federal e deve começar nessa quinta-feira, 16. A defesa da presidente afastada questionou a postura do coordenador do procedimento, Diego Alves, argumentando que ele tem forte engajamento contra Dilma. O ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo alegou suspeição do perito e pediu sua impugnação, mas a maioria da comissão, formada pela base de Temer, rejeitou o pedido. 

Renan disse a senadores que não caberia a ele pedir a saída do perito, afirmou que não quer se envolver em questões da Comissão do Impeachment e alegou que as decisões finais cabem ao presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB). 

Entretanto, o presidente do Senado ponderou que pode publicar uma nota pedindo, de forma abrangente, que haja isenção na realização da perícia. A nota de Renan deve causar constrangimento ao perito e acabar provocando sua renúncia.

Ato repetido

Essa não seria a primeira interferência de Renan nos trabalhos da comissão, mesmo sem agir diretamente. Quando os senadores da base de Michel Temer aprovaram o encurtamento de prazos do processo, Renan também divulgou uma nota com críticas à postura da comissão.

No dia seguinte, os governistas acabaram fechando acordo e a comissão voltou atrás, retomando o calendário inicial do processo.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado