Redação
O resgate do time de futebol que está preso da caverna de Tham Luang na Tailândia junto com seu técnico há dezesseis dias foi retomado nesta segunda-feira. Segundo a CNN, a mesma equipe de mergulhadores que retirou quatro garotos da caverna no domingo está trabalhando no momento, com apenas “algumas trocas”. Oito meninos e o técnico continuam presos sob a terra.
LEIA TAMBÉM
A operação foi interrompida no domingo para que a equipe de mergulhadores descansasse e para que os equipamentos fossem preparados, incluindo a reposição dos tanques de oxigênio. Com a retomada do trabalho, às 11 horas (horário local, 1 hora em Brasília), ambulâncias se deslocaram para a entrada da caverna. O comandante da missão, Narongsak Osotthanakorn, afirmou que a equipe “espera ouvir boas notícias em breve”.
Os quatro meninos resgatados foram levados para um hospital na cidade de Chiang Rai. O ministro do Interior da Tailândia, Anupong Paochinda, afirmou que os jovens estavam bem no hospital, mas não deu detalhes sobre seu estado de saúde.
Na semana passada, antes da operação, o secretário de saúde da Tailândia, Jessada Chokedamrongsook, afirmou à imprensa que os jovens que fossem retirados da caverna precisariam ser mantidos em quarentena por alguns dias, até que os médicos pudessem garantir que eles não tinham sido infectados por alguma doença.
A decisão sobre o início ideal da operação neste domingo se deu pelo fato de os níveis de água terem atingido as partes mais baixas na câmara número 3, a principal base para mergulhadores dentro do local, localizada a 1.700 metros da ilhota onde as crianças aguardam auxílio. Entre domingo e segunda-feira, a chuva voltou a castigar a região, mas deu uma trégua durante a manhã.
LEIA MAIS