Retiro mantém bazar de Renato Russo após briga entre família do cantor

Publicado em 04/04/2018, às 19h24

Redação


LEIA TAMBÉM

Apesar de a mãe e a irmã de Renato Russo criticarem a doação de mais de 200 itens do cantor para o Retiro dos Artistas, o bazar que venderá os pertences do líder da Legião Urbana está de pé. O evento acontece a partir do meio-dia, no asilo, que fica no Rio de Janeiro. Em entrevista a VEJA, a administradora do Retiro, Cida Cabral, rebate as criticas da família e defende a iniciativa do filho de Renato, Giuliano Manfredini.

Segundo a administradora do Retiro, Cida Cabral, Giuliano procurou a instituição em novembro para oferecer pertences do pai. Antes disso, mais de 3000 objetos de Russo já haviam sido retirados do apartamento do cantor em Ipanema e levados para o acervo da exposição realizada pelo Museu da Imagem e do Som. A mostra ficou em cartaz de setembro a fevereiro no MIS de São Paulo.

“O Giuliano nos procurou para doar coisas do dia a dia do Renato, como pijamas, camisetas, livros e LPs. Na época, ele contou ser um admirador do trabalho que fazemos para a classe artística”, conta Cida, que ficou surpresa com as discussões entre a família do cantor. “Todo o legado artístico e intelectual está preservado no acervo do MIS”, defende.

O Retiro dos Artistas, que hoje abriga 50 pessoas, vive de doações e trabalho voluntário. O local conta com um bazar, que funciona de segunda a sábado. “Gostaria que as famílias de outros artistas tivessem iniciativas como a do Giuliano. Nas nossas redes sociais, sempre precisamos fazer campanhas para receber café, açúcar e sabonete. O que nós ganhamos com alguns eventos no ano dá parar suprir as necessidades do dia a dia”, afirma Cida. 

A administradora conta que a maior parte dos itens doados de Renato são LPs e CDs de artistas que o músico gostava de ouvir. Ainda há alguns objetos de decoração e móveis. Os funcionários do Retiro estão catalogando os objetos, que serão vendidos com valores entre 100 e 5.000 reais.

Essa é a primeira vez que o Retiro dos Artistas realiza um bazar desse porte em cem anos de existência no bairro de Jacarepaguá. No entanto, o local está acostumado a receber a doação de nomes como Raul Gil, Claudia Raia, Susana Vieira e Ana Botafogo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer