Rios e lagoa de AL seguem em estado de alerta; veja atualização do boletim hidrológico

Publicado em 01/07/2025, às 08h35
- Cortesia ao TNH1

Pedro Acioli*

Quatro rios e uma lagoa seguem inseridos no alerta hidrológico da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Na segunda-feira (30), houve transbordamento do Rio São Miguel e Lagoa Manguaba devido às fortes chuvas, mas a previsão é de estabilização nas próximas horas.

LEIA TAMBÉM

Em São Miguel dos Campos, onde o rio transbordou, as ruas ficaram alagadas e mais de 240 pessoas tiveram que deixar suas casas. A cota do rio estava em 91 cm acima do nível de transbordamento, na última noite.

Na manhã desta terça-feira (1º), o secretário de Articulação Política do município, Jó Clemente, informou que a cidade amanheceu ensolarada e que o nível do rio está diminuindo.

“O nosso nível do rio está voltando ao normal. [...] A água estava acima das muretas [de proteção], e hoje já está abaixando com muita significatividade. Isso demonstra que a natureza está segurando tempo”, contou. 

Em atenção

Já no município de Porto Calvo, o Rio Manguaba estava com cota de 230 cm, cerca de 20cm abaixo da cota de transbordamento. O rio apresenta tendência de estabilidade, mas é necessário continuar o estado de atenção pela possibilidade de transbordamento. 

O Rio Jacuípe, no município de Jacuípe, ultrapassou a cota de atenção e apresenta tendência de elevação. A cota de atenção é de 420 cm e a de transbordamento é de 530 cm. A cota era de 483 cm às 20h. Já agora, às 7h, é de 455cm, representando uma diminuição do nível.

A Lagoa Manguaba, nos municípios de Pilar e Marechal Deodoro, perdeu a oscilação natural da maré e apresentou tendência de elevação durante a segunda. Em Pilar, o nível da Lagoa ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 110 cm. A cota, às 20h00, era de 160 cm.

Em Marechal Deodoro, a cota de atenção é de 230 cm e a de transbordamento de 270 cm. A cota, às 20h00, era de 281 cm, acima da cota de transbordamento. Os municípios de Pilar e Marechal Deodoro já apresentavam pontos de alagamentos com as respectivas cotas atuais.

O Rio Coruripe apresentou elevação significativa durante essa segunda-feira no município de Limoeiro de Anadia, mas os números da cota do rio não foram divulgados. Ainda segundo a Semarh, a cidade requer atenção dos órgãos de proteção e Defesa Civil.

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Autoridades manifestam solidariedade após tragédia com ônibus de romeiros no Sertão de Alagoas Programa de Eficiência Energética da Equatorial estará em Coruripe com troca de geladeiras Engasgo em idosos: cerca de 1500 mortes são registradas por ano no Brasil Mais de 139 mil alagoanos devem ser beneficiados por nova lei que amplia isenção do Imposto de Renda