Rodrigo Cunha é eleito líder do Podemos no Senado

Publicado em 21/02/2024, às 14h52
Foto: Senado Federal -

TNH1 com Assessoria

O senador alagoano Rodrigo Cunha foi eleito líder do partido Podemos no Senado Federal. Ele substitui Oriovisto Guimarães (PR).

LEIA TAMBÉM

O novo vice-líder do partido, que conta com sete representantes na Casa é Marcos do Val (ES). Quem ocupava o cargo até agora era Styvenson Valentim (RN). 

“Vamos honrar cada voto de nossos pares e conduzir o Podemos de forma proativa, posicionando o partido como uma das principais forças motrizes do debate legislativo no Congresso Nacional em prol do povo brasileiro. Agradeço a toda a bancada pelo voto de confiança, à presidente Renata Abreu, à Executiva Nacional e, especialmente, a cada alagoano e alagoana que me confiou exercer esta missão no Senado”, disse Cunha.

Integram a bancada do Podemos no Senado os senadores Carlos Viana (MG), Marcos do Val (ES), Oriovisto Guimarães (PR), Soraya Thronicke (MS), Styvenson Valentim (RN) e Zequinha Marinho (PA).

A nova função

Um líder de partido no Senado desempenha um papel importante na liderança e representação de seu partido dentro da casa legislativa. 

A função de liderança também desempenha um papel fundamental na negociação de acordos e compromissos com outros líderes partidários e com o governo, tanto dentro quanto fora de seu próprio partido, para avançar com a legislação e alcançar objetivos políticos. O líder é ainda o parlamentar responsável por defender e promover o partido em debates, comissões e votações. 

Cabe também a liderança trabalhar com outros líderes partidários e membros do Senado para estabelecer a agenda legislativa, identificando prioridades e estratégias para alcançar objetivos. O líder do partido no Senado muitas vezes serve como porta-voz da agremiação, comunicando as posições e as razões por trás das ações do partido para a imprensa, o público e outros membros do Senado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC