Rogério Ceni campeão, reclamações em Floripa: as finais do Estaduais

Publicado em 22/04/2019, às 15h39
Rogério Ceni campeão e VAR no Catarinense | (Leonardo Moreira/FortalezaEC/Cristiano Andujar/Futura Press/Folhapress) -

Veja / Placar

Dezenove campeões estaduais já são conhecidos no Brasil. Neste domingo, 21, 13 clubes levantaram taças de Norte a Sul do Brasil. Corinthians e Flamengo foram os campeões em São Paulo e no Rio. No Ceará, sob comando do ex-goleiro Rogério Ceni, o Fortaleza conquistou o bicampeonato estadual contra o rival Ceará, em clássico envolvendo duas equipes da primeira divisão nacional.

LEIA TAMBÉM

Em Santa Catarina, também em final envolvendo dois times da Série A, o jogo terminou em polêmica envolvendo o VAR na disputa por pênaltis entre Avaí e Chapecoense. Também nos pênaltis, foi decidido o título em Pernambuco, em que o Sport derrotou o Náutico.

Os campeões estaduais de 2019:

Alagoas

CSA – 39° título


CSA conquistou o bicampeonato (Foto: Pei Fon / TNH1)

O CSA conquistou o bicampeonato alagoano mesmo após derrota de 1 a 0 para o rival CRB no tempo normal, neste domingo. Como havia vencido a primeira partida por 1 a 0, a decisão foi para os pênaltis, com triunfo do CSA por 4 a 2. A equipe volta à Série A do Campeonato Brasileiro após mais de 30 anos em 2019.

Campeões alagoanos

CSA – 39
CRB – 30
ASA – 7

Bahia

Bahia – 48° título


Bahia foi o campeão em Salvador (Foto: Felipe Oliveira / Bahia)

Em uma final inédita, o Bahia foi campeão ao vencer o Bahia de Feira de Santana por 1 a 0 na Fonte Nova. Como haviam empatado por 1 a 1 no interior baiano na semana passada, no último minuto, o clube conquistou o bicampeonato. Gilberto, de pênalti, fez o gol do título.

Campeões baianos

Bahia – 48
Vitória – 29
Ypiranga – 10
Botafogo – 7

Brasília

Gama – 12° título


Gama levou o título brasiliense (Foto: Divulgação / Gama)

O Gama conquistou o Campeonato Brasiliense de forma invicta ao empatar por 2 a 2 na decisão contra o Brasiliense, neste domingo. Como havia vencido a partida de ida por 3 a 1, alcançou o título.

Campeões brasilienses

Gama – 12
Brasiliense – 9
Brasília – 8

Ceará

Fortaleza – 42° título


Leão conquistou o cearense no Castelão (Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza)

Evitou o tricampeonato do rival Ceará com duas vitórias na decisão. 2 a 0 na semana passada e 1 a 0 neste domingo, selando a conquista do time dirigido por Rogério Ceni, que volta à primeira divisão nacional neste ano. Esse foi o terceiro título de Ceni pelo clube (bicampeonato cearense e Série B do Campeonato Brasileiro). Ele é cotado para assumir o Atlético-MG no Brasileirão. Com a derrota, o Ceará demitiu o técnico Lisca, que evitou o rebaixamento do clube na Série A do Brasileirão do ano passado.

Campeões cearenses

Ceará – 45
Fortaleza -42
Ferroviário – 9

Goiás

Atlético-GO – 14° título

O Atlético-GO venceu o rival Goiás, dono da melhor campanha do torneio, nas duas partidas finais. O Atlético havia vencido a primeira partida por 3 a 0 no último final de semana, e neste domingo voltou a vencer, por 1 a 0. Pelo resultado, o técnico Maurício Barbieri foi demitido do Goiás, que volta à primeira divisão nacional neste ano.

Campeões goianos

Goiás – 28
Vila Nova – 15
Atlético-GO e Goiânia – 14

Maranhão

Imperatriz – 3° título

O Imperatriz foi um dos primeiros campeões estaduais do Brasil em 2019, ao vencer o Moto Club no último sábado, 13, após empate em 0 a 0 na primeira partida final. Com isso, evitou o bicampeonato do Moto e ainda deu o troco da final de 2018.

Campeões maranhenses

Sampaio Corrêa – 33
Moto Club – 26
Maranhão – 14

Mato Grosso

Cuiabá – 9 título


Dourado levantou a taça no Mato Grosso (Foto: Ascom Cuiabá)

O Cuiabá conquistou o tricampeonato estadual ao vencer o Operário de Várzea Grande na final. O empate em 2 a 2 na Arena Pantanal deu o título ao clube, que tinha vencido por 2 a 0 na primeira partida, domingo passado.

Campeões mato-grossenses

Mixto – 24
Operário de Várzea Grande – 10
Cuiabá – 9

Mato Grosso do Sul

Águia Negra – 3° título

Mesmo derrotado por 1 a 0 na decisão, o Águia Negra conquistou o Campeonato Sul-Mato-grossense contra o Aquidauanense, neste domingo. Como havia vencido a partida de ida por 2 a 1, o título ficou com o Águia Negra, que tinha a melhor campanha geral.

Campeões sul-mato-grossenses

Operário – 11
Comercial – 9
CENE – 6

Minas Gerais

Cruzeiro – 38° título


Fred comandou a festa no título da Raposa (Foto: Giazi Cavalcante / Código 19 / Folhapress)

O Cruzeiro conquistou o Campeonato Mineiro no sábado, ao empatar em 1 a 1 com o Atlético-MG na Arena Independência. Como havia vencido por 2 a 1 semana passada, no Mineirão, o time alcançou o bicampeonato estadual.

Campeões mineiros

Atlético-MG – 44
Cruzeiro – 38
América-MG – 16
Villa Nova – 5

Pará

Remo – 46° título


Leão ficou com a taça no Pará (Foto: Divulgação / Remo)

Assim como em 2015, o Remo conquistou o Campeonato Paraense derrotando o Independente de Tucuruí na final. Perdeu semana passada por 1 a 0, mas neste domingo, no Mangueirão, venceu por 2 a 0 e alcançou o bicampeonato estadual.

Campeões paraenses

Paysandu – 47
Remo – 46
Tuna Luso – 10

Paraíba

Botafogo – 30° título


Belo é o campeão paraibano 2019 (Foto: Paulo Cavalcanti / Divulgação)

O Botafogo conquistou o tricampeonato paraibano neste sábado, ao derrotar o Campinense por 2 a 0, em João Pessoa. Como havia vencido também em Campina Grande, por 2 a 1, o título estadual ficou na capital do Estado.

Campeões paraibanos

Botafogo – 30
Campinense – 20
Treze – 15

Paraná

Athletico-PR – 25° título


Furacão arrastou o troféu paranaense (Foto: Miguel Locatelli / Athletico-PR)

Mesmo jogando com um time alternativo, o Athletico-PR conquistou o bicampeonato estadual ao vencer o surpreendente Toledo na decisão. Derrotado na semana passada por 1 a 0, o Athletico venceu na Arena da Baixada, neste domingo, pelo mesmo placar, e conquistou a taça nos pênaltis.

Campeões paranaenses

Coritiba – 38
Athletico-PR – 25
Ferroviário – 8

Pernambuco

Sport – 42° título


Leão bateu o Timbu nos pênaltis (Foto: Anderson Stevens / Twitter Sport)

Mesmo derrotado por 2 a 1 na Ilha do Retiro, o Sport conquistou o Campeonato Pernambucano, no pênaltis, contra o Náutico. Como havia vencido na semana passada, nos Aflitos, por 1 a 0, o Sport entrou na partida com vantagem do empate, mas foi derrotado de virada. Mas nos pênaltis, o goleiro Mailson pegou dois e ajudou o time do Sport a conquistar seu 42° estadual.

Campeões pernambucanos

Sport – 42
Santa Cruz – 29
Náutico – 22

Piauí

Ríver – 31° título


Ríver é o campeão no Piauí (Foto: Divulgação / Ríver)

O Ríver foi campeão piauiense evitando o tricampeonato do Altos, com duas vitórias nas finais. Na quarta-feira, dia 10, na primeira decisão, venceu por 3 a 2,  e no jogo final, em Teresina, dia 13, venceu por 3 a 0, tornando-se, junto com o Imperatriz, um dos primeiros campeões estaduais de 2019.

Campeões piauienses

Ríver – 31
Flamengo – 17
Parnahyba – 13

Rio de Janeiro

Flamengo – 35° título

O Flamengo conquistou o Estadual do Rio com duas vitórias de 2 a 0 sobre o Vasco na decisão. Neste domingo, no Maracanã, Willian Arão e Vitinho marcaram os gols do título.

Campeões cariocas

Flamengo – 35
Fluminense – 31
Vasco – 24
Botafogo – 21

Rio Grande do Sul

Grêmio – 38° título


Tricolor venceu o Inter nos pênaltis e ficou com o troféu (Foto: Lucas Uebel / Grêmio)

Conquistou o bicampeonato gaúcho contra o rival Internacional, nos pênaltis, na última quarta-feira. Dono da melhor campanha do torneio, invicto e com apenas um gol sofrido, empatou as duas partidas finais por 0 a 0 e venceu nas penalidades por 3 a 2.

Campeões gaúchos

Internacional – 45
Grêmio – 38
Guarany de Bagé – 2

Santa Catarina

Avaí – 17° título


Leão derrotou a Chape e conquistou o Catarinense (Foto: Divulgação / Avaí)

Dono da melhor campanha durante todo o Campeonato Catarinense, o Avaí conquistou o título neste domingo, nos pênaltis, contra a Chapecoense, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em final única. Nas penalidades, houve polêmica na cobrança decisiva, em que Bruno Pacheco chutou no travessão e a bola pingou no chão antes de sair. O lance foi revisto pelo árbitro de vídeo (VAR), que confirmou que a bola não entrou, mas o time da Chape promete recorrer do lance no tribunal, para anular a decisão, pois considera que a bola entrou.

Campeões catarinenses

Figueirense – 18
Avaí – 17
Joinville – 12
Criciúma – 10

São Paulo

Corinthians – 30° título


Timão marcou no final e superou o Tricolor em São Paulo (Foto: Eduardo Carmim / Photo Premium / Folhapress)

O Corinthians conquistou o tricampeonato paulista ao derrotar o São Paulo por 2 a 1, neste domingo, em sua Arena. Como havia empatado sem gols no domingo passado, no Morumbi, o time chegou à 30ª taça estadual em sua história.

Campeões paulistas

Corinthians – 30
Palmeiras e Santos – 22
São Paulo – 21

Sergipe

Frei Paulistano – 1° título

A surpreendente equipe de Frei Paulo conquistou o Campeonato Sergipano derrotando o favorito Itabaiana na final. Sem poder decidir em Frei Paulo, a equipe mandou a decisão em Aracaju, no sábado, e venceu o Itabaiana por 3 a 1, após ter vencido a equipe, também em Itabaiana, por 2 a 1 uma semana antes. Donos da quinta (Frei Paulistano) e sexta (Itabaiana) campanhas na primeira fase do Estadual, foi os melhores times no hexagonal final e chegaram à decisão. O Itabaiana foi vice-campeão pela quarta vez seguia.

Campeões sergipanos

Sergipe – 35
Confiança – 21
Itabaiana – 10

Torneios indefinidos

Acre

Campeão será definido nesta segunda-feira, 21. Galvez e Atlético-AC empataram primeira partida em 1 a 1. Final será na Arena da Floresta, em Rio Branco. Quem vencer será campeão. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Amapá

Torneio começa apenas em junho.

Amazonas

Fast Club e Manaus estão na decisão, mas torneio está paralisado. O Nacional pediu anulação da final do segundo turno, em que empatou com o Manaus por 0 a 0, mas ficou sem o título e vaga na final. O Nacional alega modificação do resultado. Decisão no pleno será nesta segunda, 22.

Espírito Santo

O Real Noroeste recebe o Vitória na final do estadual no próximo sábado, 27. Na primeira partida, houve empate por 1 a 1. O vencedor leva o título. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

Rio Grande do Norte

Na primeira final, com mando do ABC, no Frasqueirão, houve empate em 0 a 0. A decisão, na Arena das Dunas, será na quarta-feira, 24. Quem vencer será o campeão. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

Rondônia

Na primeira partida da final, jogando em casa, o Ji-Paraná perdeu para o Vilhenense por 1 a 0. A partida final será em Vilhena, e o Vilhenense pode perder até por um gol de diferença. O Ji-Paraná precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para levantar a taça.

Roraima

O São Raimundo, vencedor do primeiro turno, já está na final. O segundo turno ainda está sendo disputado. O vencedor vai para a final. Caso o São Raimundo vença novamente, será declarado campeão sem necessidade de final.

Tocantins

Torneio ainda está na primeira fase.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"