Rui Palmeira busca parceria com centro tecnológico na Espanha

Publicado em 20/11/2017, às 20h32

Redação


LEIA TAMBÉM

O prefeito Rui Palmeira acompanhado da delegação da Missão Técnica Maceió Mais Inclusiva visitou, nesta segunda-feira (20), na cidade de Vigo, no noroeste da Espanha, a sede da Anfaco – Cecopesca, uma instituição empresarial e Centro Tecnológico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Indústria. A Anfaco busca desenvolver soluções tecnológicas que venham gerar o reaproveitamento dos resíduos dos produtos da pesca em outros ramos industriais, criando uma economia circular.

Rui Paleira e sua delegação foram recebidos pelo secretário geral da Anfaco, Juan Vieres, quando tiveram a oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada os trabalhos desenvolvidos nas áreas de tecnologia e pesquisa da instituição, além de conhecer os laboratórios e centros de pesquisas. O Intuito é desenvolver as mesmas técnicas produzidas pela Anfaco na capital alagoana.

O presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, além de empresários alagoanos também participaram da visita à Anfaco.

O gestor do município de Maceió apresentou um ‘case’ específico aos representantes da Anfaco, sobre a produção e extração de Sururu da Lagoa Mundaú. “Nosso objetivo é aproveitar tudo que há de melhor na Espanha e levar até Maceió, que tem grande potencial em muitas áreas, inclusive a pesqueira. Queremos estabelecer uma cooperação técnica para a implantação de soluções inovadoras que proporcione uma melhor qualidade de vida da população que trabalha e vive da pesca do sururu. Buscando também desenvolver o produto no mercado Nacional e Internacional”, informou Rui Palmeira.

O prefeito acompanhado do secretário de Turismo, Jair Galvão, e do superintendente de Limpeza Urbana, Davi Maia, conheceu o trabalho de mapeamento de utilização da casca dos mariscos para diversas outras indústrias, seja para a alimentação animal, adubos, construção civil e até indústrias farmacêuticas.

“Este é um dos objetivos do projeto Maceió Mais Inclusiva, que visa reaproveitar os resíduos que venham a ser deixados nos centros pesqueiros da capital e direcioná-los a outras indústrias como matéria-prima, gerando um ciclo econômico que venha criar emprego e renda em Maceió”, pontuou Rui Palmeira.

Ao final da visita o secretário-geral e a equipe de pesquisadores da Anfaco demonstraram total interesse em firmar um compromisso de parceria com o município de Maceió e com o projeto Maceió Mais Inclusiva, para que se agregue mais valor à cadeia produtiva da pesca dos mariscos na capital alagoana, assim como o desenvolvimento da economia circular através dos resíduos deixados por essas cadeias produtivas.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado