Rui Palmeira critica descaso da Prefeitura de Maceió com habitação

Publicado em 15/07/2025, às 07h00

Flávio Gomes de Barros

O vereador Rui Palmeira (PSD) voltou a fazer fortes críticas à Prefeitura de Maceió, desta vez culpando a gestão do prefeito João Henrique Caldas (PL), a quem responsabiliza pela inexistência de políticas públicas efetivas de habitação em Maceió.
 
Segundo ele, em quase cinco anos de mandato de JHC o município não contratou nenhuma nova unidade habitacional e as que foram entregues foram de projetos de administrações passadas.
 
“Em cinco anos, JH Caldas não contratou uma só unidade. Essa é uma questão que deveria ser tratada com prioridade. Ele é inimigo da moradia digna”, denunciou Rui.

Comparando a atual gestão com a dele próprio (Rui Palmeira foi prefeito de Maceió por oito anos, de 2012 a 2020), o vereador explicou que nesse período em que esteve à frente da prefeitura conseguiu entregar 10 mil unidades habitacionais e deixou projetos para outros empreendimentos.
 
E afirma também que além de não viabilizar novos residenciais, o prefeito não se empenha para agiçizar a entrega de conjuntos já prontos, citando o caso do Conjunto Santa Amélia, que etaria pronto há dois anos e não tem previsão de entrega das suas 1.180 unidades.
famílias, que hoje seguem sem respostas ou previsão de mudança.

Quanto ao Residencial Walter Pitombo Laranjeiras, no Benedito Bentes, projeto do Governo do Estado também viabilizado pelo Minha Casa, Minha Vida, com de 736 unidades habitacionais, o processo de licenciamento do empreendimento está na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo desde julho de 2024, corndo o risco de o Ministério das Cidades cancelar - o prazo final para aprovação da documentação é 31 de julho.

“É inaceitável que a Prefeitura não só ignore a necessidade de novas moradias, como também não viabilize iniciativas que poderiam mudar a realidade de milhares de famílias”, argumenta Rui Palmeira.
 
 
 
 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar