Rui Palmeira participa de reunião da Frente Nacional de Prefeitos

Publicado em 27/11/2018, às 17h41
Assessoria FNP -

Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira participa, esta semana, da 74ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece em São Caetano do Sul (SP). Nesta terça-feira (27), os gestores definiram as demandas que serão apresentadas ao presidente da República eleito, Jair Bolsonaro. Rui é vice-presidente de Reforma Tributária da entidade.

LEIA TAMBÉM

“Fizemos um documento com uma pauta recheada de demandas para o novo governo que vai enfrentar muitas dificuldades, sobretudo na questão fiscal. Os municípios têm o dever de colaborar, inclusive, mostrando os caminhos, seja na reforma tributária, na questão previdenciária ou fiscal. Os municípios podem ajudar bastante, pois quem sofre no final das contas é a população quando há uma crise econômica como a que vem se arrastando há pelo menos cinco anos. Fizemos propostas, entre elas a reforma tributária”, disse Rui Palmeira.

Ainda segundo o prefeito de Maceió, a FNP defende a autonomia dos municípios na arrecadação de tributos, em especial no que diz respeito ao Imposto Sobre Serviços (ISS). “Concordamos que é possível simplificar os tributos, embora os municípios não possam abrir mão da independência de continuar fazendo a tributação do seu ISS, que é a sua principal receita. O município já recebe a quarta parte do IPVA e do ICMS, e não seria justo que os estados assumissem o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) e ele englobasse o ISS. Precisamos manter essa autonomia até porque hoje ela é a receita própria mais importante para a maioria dos municípios brasileiros”, ressaltou.

Assim como a reforma tributária, a previdenciária é outro tópico do documento que será entregue a Bolsonaro. A FNP é favorável a mudanças na Previdência, mas vai atuar para que ela seja extensiva aos municípios.

Outras pautas

Assuntos como Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Assistência Social e Inovação também fizeram parte das discussões. No caso da Assistência Social, o corte no orçamento da União para 2019 está entre as pautas. Serão R$ 46 bilhões a menos aplicados na área (redução de 50%).

Na segunda-feira (26), a Plenária de Prefeitos também contemplou uma série de assinaturas de termos de cooperação e parcerias entre a FNP e entidades reconhecidas internacionalmente como a Fundação Abrinq e WRI.

A 74ª Reunião Geral da FNP conta com apoio da Prefeitura de São Caetano do Sul, apoio institucional do Sebrae e patrocínio de Huawey, Sanasa Campinas, Saesa, Valid, Abrinq, IMAP, Sabesp, Honda Consórcio, Grupo TB, MV – Líder em software de gestão de saúde, Zapay, Prefeitura de Niterói, Banco do Brasil e Caixa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado