Rússia corta gás da Europa por tempo indeterminado

Publicado em 02/09/2022, às 15h42
Foto: -

Valor Econômico

A Gazprom, estatal de gás natural da Rússia, disse que o principal gasoduto da Europa não pode reabrir neste sábado (03) conforme o planejado devido a um novo problema técnico, descoberto durante a manutenção que ocorreu nesta semana.

LEIA TAMBÉM

O Nord Stream 1 fechou para inspeção de três dias da única turbina que ainda estava em funcionamento, com promessa da Rússia de retomar o fluxo após o período. Desde o início da guerra e das sanções ocidentais contra a Rússia, Moscou vem reduzindo os envios de gás natural para a Europa, que estava em 20% de sua capacidade total nas últimas semanas.

Segundo a Gazprom, um vazamento de óleo foi detectado na única turbina a gás em funcionamento no gasoduto, impedindo que ela seja reaberta dentro do prazo estabelecido. A empresa disse que só vai retomar os envios após resolver o problema, mas não deu um prazo para o retorno.

A falta de perspectiva sobre o retorno do fluxo de gás da Rússia para a Europa marca nova escalada nas disputas de energia que Moscou vem travando com a Europa em retaliação às sanções impostas por conta da invasão da Ucrânia.

Apesar de a União Europeia ter dito que está dois meses adiantada em sua meta de preencher reservatórios de gás para o inverno, um corte total do fornecimento russo pode fazer disparar os preços de energia no continente, colocando em cheque a segurança energética dos países durante o inverno, período de maior consumo de energia por conta da exigência de calefação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia diz que parentes não estão entre suspeitos de rapto de mãe de apresentadora de TV Congresso do Peru derruba presidente e declara cargo vago às vésperas das eleições Brasileira morta por ex nos EUA enfrentava divórcio e tinha ordem de restrição contra ele Vencedor do Oscar, ator Robert Duvall morre aos 95 anos