Rússia divulga vídeo de drone usado em suposto ataque da Ucrânia contra residência de Putin

Publicado em 31/12/2025, às 14h06
Moscou divulgou imagens de suposto drone ucraniano que acusa de ter sido usado contra casa de Putin - Ministério da Defesa da Rússia

Folhapress

Ler resumo da notícia

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou nesta quarta-feira (31) um vídeo do que seria um drone abatido, supostamente lançado pela Ucrânia contra a residência do presidente Vladimir Putin, no noroeste da Rússia, nesta semana —o que Kiev e a União Europeia classificaram de mentira.

LEIA TAMBÉM

Moscou fez a acusação pouco depois de o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, ter se reunido com Donald Trump na Flórida. Segundo a Ucrânia, o suposto ataque foi uma "fabricação" para sabotar o processo de paz.

O vídeo mostra o major-general Alexander Romanenkov, vestido com equipamento antibombas, detalhando as características do drone, que Moscou afirma teria o objetivo de atacar a residência de Putin em Dolgie Borodi, às margens do lago Valdai, na província de Novgorod. Segundo Romanenkov, o drone não teve a carga explosiva detonada, apesar de ter sido derrubado pelas defesas aéreas russas.

The footage, released by Russia’s Defense Ministry, is said to show a Ukrainian drone brought down en route to President Putin’s residence, allegedly carrying a six‑kilogram high‑explosive payload. pic.twitter.com/42F1PamfDr

— Open Source Intel (@Osint613) December 31, 2025

O vídeo não dá detalhes de como as Forças Armadas da Rússia sabiam que o objetivo do ataque era a residência de Putin em Dolgie Borodi. A chefe da diplomacia da União Europeia, a estoniana Kaja Kallas, afirmou nesta quarta que ninguém deveria acreditar no que diz "o país agressor que ataca de maneira indiscriminada a infraestrutura e civis ucranianos desde o início da guerra".

Segundo Moscou, o ataque envolveu 91 drones, que teriam sido abatidos sem deixar feridos.
A Ucrânia minimizou o vídeo. "Isso é risível, tanto o fato de que eles demoraram dois dias para produzir [as imagens] quando o fato de que as coisas que tentam apresentar como provas mostram que eles nem estão se esforçando na fraude", disse um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Kiev à agência Reuters. "Temos certeza de que não houve ataque."

A residência supostamente atacada é um antigo complexo com três datchas, as famosas casas de campo que quase toda família russa mais abastadas tem. É uma das regiões favoritas de Putin, natural de São Petersburgo, com vegetação bastante densa. O complexo é usado principalmente como casa de férias de verão e tem espaço para 320 hóspedes.

Putin passa boa parte do tempo nos arredores da capital, em sua residência principal, mas tem diversos palácios à sua disposição pelo país. Segundo imagens do Kremlin, o presidente estava em Moscou durante o ataque, comandando uma reunião com seus generais principais, que lhe pintaram um quadro positivo acerca dos ganhos da guerra neste ano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pegadas de dinossauros são achadas próximas dos Jogos de Inverno Eclipse solar anular ocorrerá na próxima semana e só poderá ser visto da Antártida Abuso e terror: mãe adotiva espancava e mantinha irmãos presos em gaiolas Efeito colateral de remédio fez homem desviar R$ 4 mi para gastar com sexo