Saiba como agir se perceber um foco de incêndio perto de casa ou na estrada

Publicado em 11/09/2024, às 16h11
Devido ao perigo e à imprevisibilidade das chamas, que mudam de direção conforme o vento, a atuação dos especialistas é primordial para evitar fatalidades | Fotoarena / Folhapress -

Claudinei Queiroz / Folhapress

Com os focos de incêndio se espalhando por todas as regiões do estado de São Paulo, a população acaba sofrendo os efeitos da poluição provocada pela fumaça, mas o que fazer no caso de um foco aparecer no terreno próximo de sua casa ou quando você estiver passando de carro por uma rodovia?

LEIA TAMBÉM

O principal, segundo o capitão Roberto Farina, porta-voz da Defesa Civil estadual, é não combater o fogo e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

Devido ao perigo e à imprevisibilidade das chamas, que mudam de direção conforme o vento, a atuação dos especialistas é primordial para evitar fatalidades. Além disso, destaca Farina, se houver a necessidade do combate aéreo a um incêndio já em andamento, é montado um posto avançado para aquela ocorrência, seja para aeronave de asa fixa (avião) ou rotativa (helicóptero).

Atualmente, o governo estadual montou um gabinete de crise para centralizar a gestão do problema climático. Ele é abastecido de informações que chegam via ligação da comunidade, identificação dos agentes em campo e também via imprensa.

"Quando a população sabe o que está acontecendo e o que fazer, ela tem mais clareza e consegue compreender melhor o cenário crítico por que estamos passando. E para passar por esse cenário é imprescindível a atuação dos órgãos públicos e também da imprensa", afirma o capitão Roberto Farina, porta-voz da Defesa Civil estadual.

Confira abaixo as dicas de como proceder em caso de incêndios e também como evitá-los:

COMO AGIR SE PERCEBER UM FOCO DE INCÊNDIO

DICAS DE SAÚDE DURANTE O TEMPO SECO

Fontes: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática