Saiba como aumentar naturalmente o nível do 'hormônio da alegria' e fugir do estresse

Publicado em 13/12/2018, às 12h44
Hormônio é responsável por sensação de prazer e bem estar | Pexels -

Cura pela Natureza

A dopamina é um neurotransmissor naturalmente produzido pelo cérebro e faz a gente se sentir bem, feliz. Ela é importantíssima para várias funções essenciais do corpo, como:

LEIA TAMBÉM

- Controle da área do cérebro que estimula o prazer

- Melhora funções cognitivas, como memória, atenção, conhecimento, tomada de decisão e resolução de problemas

- Regula a secreção de prolactina, que, entre outras coisas, estimula nas mulheres a produção de leite nas glândulas mamárias

A dopamina támbém é muito importante para produzir no nosso corpo a sensação de felicidade e bem-estar físico. Ou seja, os níveis reduzidos desse neurotransmissor resultam em problemas de saúde, depressão, tristeza, negatividade e muitos outros problemas emocionais. Então, é muito importante ter níveis altos de dopamina no nosso organismo.

Veja as dicas que trouxemos para estimular a produção de dopamina:

1. Faça exercícios: eles aumentam os níveis de dopamina, serotonina e endorfina, proporcionando felicidade, fortalecendo o corpo e reduzindo o estresse.

2. Evite vícios: estamos falando de álcool, drogas, jogos e até mesmo de compras (consumismo). O vício altera nosso estilo de vida e nos priva do que realmente pode nos fazer bem.
 
3. Desintoxique o corpo: é importante desintoxicar regularmente o organismo, livrando-se de toxinas que impedem a produção de dopamina e enfraquecem a imunidade.

4. Aumente a tirosina: este é um dos 22 aminoácidos essenciais utilizados na formação de proteínas. Na verdade, trata-se do produto químico natural mais importante para a produção de dopamina.

Para obtê-lo, consuma chá verde, melancia, amêndoas, banana, abacate e chocolate amargo.

5. Ouça música: você pode aumentar a dopamina ouvindo música. Não é maravilhoso?

6. Organize a sua vida: os níveis de dopamina aumentam quando conseguimos viver com organização. Escreva num papel as pequenas tarefas diárias e vá marcando sempre que cumprir uma.  
Você ficará muito satisfeito quando perceber que conseguiu realizar todos os compromissos.

7. Criatividade: atividades que estimulam a criatividade também estimulam a produção de dopamina. Procure cantar, dançar, escrever, pintar, desenhar, fazer culinária, tricô, enfim, atividades que façam você sentir melhor.

8. Use certos suplementos naturais: estamos falando de açafrão-da-terra (cúrcuma), ginkgo biloba, vitamina C, vitamina B6 ou o aminoácido acetil-L-tirosina. Mas converse com seu médico antes, especialmente antes de consumir ginkgo biloba e N-acetil-L-tirosina.

9. Medite: além de aumentar a dopamina, a meditação também melhora a saúde do coração, o humor, relaxa a mente e energiza o cérebro.

10. Durma bem: dormir de 7 a 8 horas diárias, especialmente se o sono se iniciar antes das 23 horas, vai ajudar a elevar os seus níveis de dopamina.

Vale observar que essas dicas não substituem um especialista. Consulte seu médico.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados