Saiba mais sobre o substituto de Eduardo Cunha

Publicado em 14/07/2016, às 15h56

Redação

Deputado eleito para ocupar a presidência da Câmara até fevereiro de 2017, Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia (DEM-RJ) nasceu no Chile e cumpre na Câmara seu quinto mandato pelo Rio de Janeiro, local para onde se mudou com apenas três anos de idade.

LEIA TAMBÉM

Filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, Rodrigo tem 46 anos, é casado com Patrícia Vasconcelos e pai de quatro filhos. Antes de entrar para a política, Rodrigo trabalhou por sete anos como bancário. 

Nas eleições de 2014, Maia conquistou 53.167 nas urnas.

O parlamentar já foi presidente Nacional do Democratas e atuou por dois anos como líder da bancada na Câmara. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da DRU. Participou ainda das CPI dos Correios e da CPI Mista da Petrobras. Hoje o deputado é membro efetivo das Comissões de Finanças e Tributação.

Em discurso para defender sua candidatura, Maia disse estar pronto para assumir o comando da Casa e afirmou que repúblicas não tem condições de consolidar sem a força do Congresso.

— Ofereço a dimensão da experiência que acumulei em quase 20 anos aqui dentro e a correção pela qual pautei minha vida pública.

Maia também disse que é necessário resgatar os bons modos de fazer política e defendeu que o papel do presidente da Câmara é "buscar consenso" sempre que possível e "usar a chave da democracia" quando não conseguir.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado