Saiba o que acontece com o voto depois de depositado nas urnas

Publicado em 05/10/2024, às 09h00
Foto: Ilustrativa/Agência Brasil -

Ana Gabriela Oliveira Lima/FolhaPress

O voto depositado nas urnas só pode ser lido em equipamentos da Justiça Eleitoral e é transmitido em redes privativas, não pela internet, para assegurar a lisura das eleições, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

LEIA TAMBÉM

A escolha do eleitor é apurada depois de encerrado o período de votação, às 17h do horário de Brasília. Após este horário, um boletim de urna é impresso com o extrato dos votos depositados. Nele, há informação sobre a urna, a seção eleitoral e o número total de eleitores.

O boletim é impresso em ao menos cinco vias e assinado pelo presidente da seção e representantes ou fiscais dos partidos. Três das vias são enviadas ao cartório eleitoral junto a uma ata, uma via é afixada na porta da seção e outra fica com os representantes.

A impressão de mais de uma via permite o acompanhamento e a comparação com o resultado oficial que vai ser divulgado.

De posse dos boletins de urna, qualquer organização pode fazer suas totalizações, explica o TSE. "É comum, em eleições suplementares em cidades pequenas, presenciarmos partidos e candidatos que fazem esse processo de totalização por meios próprios e que, às vezes muito antes da Justiça Eleitoral, já conhecem os resultados", afirma tribunal.

A contabilização do total dos votos vem da soma dos boletins de urna. Votos nulos ou em branco não são considerados.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Eleitores de Alagoas vão poder ser atendidos em qualquer Zona Eleitoral do Estado Disputa para o Senado: Renan Calheiros vence em 5 cenários, mas perde para JHC Renan Filho lidera cenários para governo de Alagoas, mas tem empate técnico com JHC Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero e mantém vereadores em Craíbas