Saiba o que é arsênio, substância encontrada no sangue da família hospitalizada após comer bolo

Publicado em 06/01/2025, às 17h28
Três pessoas morreram e outras três foram hospitalizadas após comerem um bolo, em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul - Reprodução

g1

Três pessoas morreram e outras três foram hospitalizadas após comerem um bolo, em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Análises laboratoriais identificaram a presença de arsênio no sangue das pessoas que ingeriram o doce.

LEIA TAMBÉM

Arsênio (As) é o elemento de número 33 da tabela periódica. Ele pertence à categoria dos semimetais e é um subproduto tóxico obtido a partir do tratamento de minérios de cobre, cobalto, chumbo, níquel, ouro e zinco.

A substância está amplamente presente no planeta e é liberada no ambiente tanto de maneira natural (por poeiras e vulcões), como pela ação do homem (mineração, aplicação de agrotóxicos, queima de carvão, etc.).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o arsênio é uma das 10 substâncias de maior preocupação para a saúde pública.

A exposição a arsênio pode causar intoxicação alimentar e reações similares a alergias, câncer em caso de exposição recorrente, e até morte.

Compostos do arsênio - O arsênio pode originar compostos orgânicos (presentes em frutos do mar, por exemplo) e inorgânicos (compostos metálicos e ferrosos, que contaminam plantações e fontes de água).

Um composto inorgânico do elemento muito conhecido é o arsênico, ou trióxido de arsênio, que é um veneno muito utilizado em pesticidas.

O arsênio, em sua forma natural, não é um elemento essencial para o ser humano — ou seja, não precisamos dele para sobreviver.

E, enquanto os compostos orgânicos do arsênio são menos prejudiciais e podem ser rapidamente eliminados pelo corpo, os compostos inorgânicos são altamente tóxicos, especialmente em casos de exposição a níveis elevados.

De acordo com André Valle de Bairros, professor de Toxicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o consumo a partir de100 miligramas de arsênico pode causar morte.

"Geralmente, o arsênico está na forma de pó e não tem cheiro ou gosto. Apesar de ter sido usado como raticida, esta droga pode ser empregada para fins de tratamento oncológico em pacientes com leucemia promielocítica aguda e é comercializada como Trisenox", explica o especialista.

A exposição a níveis elevados de arsênio inorgânico pode ocorrer:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP