Reunião define medidas para segurança de motoristas por app de Maceió

Publicado em 25/11/2024, às 16h10
O presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (Ampaeal), Alexander Felix, reforçou a importância de esforços conjuntos para garantir cada vez mais a segurança dos profissionais. - Agência Alagoas

Agência Alagoas

Em mais uma rodada de discussões, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) recebeu representantes de motoristas por aplicativo na manhã desta segunda-feira (25), no Centro de Maceió, para debater ações de prevenção à violência. A primeira reunião ocorreu na sexta (22).

LEIA TAMBÉM

Durante o encontro, ficou estabelecida a criação de uma cartilha com orientações de segurança para ser distribuída entre os profissionais da categoria. De acordo com o chefe de Gabinete da SSP, coronel Alexandre Saraiva, o guia, que será produzido pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, ajudará na padronização de ações em situações de emergência.

“A cartilha vai ajudar com dicas específicas para os motoristas, o que poderá prevenir que eles sejam vítimas de possíveis crimes. Os profissionais e a população também devem ser parceiros no combate à criminalidade cumprindo as regras estabelecidas pelas empresas de transporte por aplicativo”, afirmou o oficial.

Outro tema que voltou a ser debatido é a implantação de um sistema de botão de pânico para os motoristas por aplicativo, ferramenta que pode reduzir o tempo de contato com as forças policiais em casos de assaltos.

O presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (Ampaeal), Alexander Felix, reforçou a importância de esforços conjuntos para garantir cada vez mais a segurança dos profissionais. “Esta é uma pauta contínua da nossa instituição. Já temos um contato direto com a SSP e também precisamos lutar pela unificação dos profissionais em prol do melhor para a categoria”, disse.

Madson Vital, que também é motorista por aplicativo e participou da reunião, enalteceu sobre o fortalecimento da categoria com ações pensadas de forma conjunta. “Até então não tínhamos conhecimento de alguns trabalhos desenvolvidos até aqui e buscaremos conscientizar nossos colegas pela valorização e união de todos em prol da nossa própria segurança”, afirmou ele.

Entre as ações já desempenhadas pela Chefia de Prevenção da SSP está a formalização de um grupo que conta com a participação de representantes das forças policiais para um contato direto e a intermediação junto ao Ministério Público do Estado para garantia de direitos da categoria.

Participaram da reunião o comandante do Policiamento da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão; os majores Diogo Perdigão e Chrisdângelo Verçosa, do Centro de Gerenciamento de Crises e do CPRM, respectivamente; e o capitão Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: colisão entre carro e caminhão deixa vítima presa às ferragens em São Sebastião MPF busca na Justiça acessibilidade na sede do INCRA em Alagoas Deputados estaduais de Alagoas iniciam ano legislativo de 2026 Criança morre soterrada e outra fica ferida após desabamento de barreira em Roteiro