Redação
Com a suspensão dos atendimentos na Maternidade Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) divulgou nesta segunda-feira (26) um novo Mapa de Vinculação das Maternidades. A medida visa organizar o atendimento de gestantes com base no bairro onde moram e no risco da gravidez (habitual ou alto risco).
LEIA TAMBÉM
O mapa orienta as gestantes para qual unidade hospitalar se dirigir no momento do parto, de forma a evitar superlotação e deslocamentos desnecessários. A vinculação é determinada por região de residência e local de realização do pré-natal, conforme os oito Distritos Sanitários de Maceió.
“A vinculação da gestante é uma estratégia para garantir assistência de forma regionalizada, evitando a peregrinação da gestante e a superlotação dos serviços”, destacou a Prefeitura.
É obrigatória a apresentação da Caderneta da Gestante, documento que acompanha todo o processo gestacional e é exigido no acesso às maternidades.
Confira como fica o atendimento:
RISCO HABITUAL
Maternidade Santa Antônio
Devem se digirir gestantes que residam nos bairros: Jaraguá, Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara, Poço, Ponta da Terra, Ponta Verde, Centro, Levada, Ponta Grossa, Pontal da Barra, Prado, Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Bebedouro, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Fernão Velho, Mutange, Petrópolis, Antares, Benedito Bentes, Clima Bom, Santa Lúcia, Tabuleiro do Martins.
Hospital da Cidade
Devem se digirir gestantes que residam nos bairros: Canaã, Farol, Gruta de Lourdes, Ouro Preto, Pinheiro, Santo Amaro, Jardim Petrópolis, Barro Duro, Feitosa, Jacintinho, São Jorge, Serraria, Cidade Universitária, Santos Dumont, Cruz das Almas, Garça Torta, Guaxuma, Ipioca, Jacarecica, Pescaria, Riacho Doce.
ALTO RISCO:
Maternidade Escola Santa Mônica
Devem se digirir gestantes que residam nos bairros: Jaraguá, Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara, Poço, Ponta da Terra, Ponta Verde, Centro, Levada, Ponta Grossa, Pontal da Barra, Prado, Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Bebedouro, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Fernão Velho, Mutange, Petrópolis, Rio Novo, Santa Amélia, Cruz das Almas, Garça Torta, Guaxuma, Ipioca, Jacarecica, Pescaria, Riacho Doce.
Hospital Universitário
Devem se digirir gestantes que residam nos bairros: Antares, Benedito Bentes, Clima Bom, Santa Lúcia, Tabuleiro dos Martins, Cidade Universitária, Santos Dumont.
Hospital da Cidade
Devem se digirir gestantes que residam nos bairros: Canaã, Farol, Gruta de Lourdes, Ouro Preto, Pinheiro, Santo Amaro, Jardim Petrópolis, Barro Duro, Feitosa, Jacintinho, São Jorge, Serraria.
A Secretaria orienta que as gestantes consultem previamente sua unidade de saúde em caso de dúvidas e mantenham os exames e documentos atualizados, para garantir um atendimento seguro no momento do parto.
LEIA MAIS