Saiba por que 36 municípios alagoanos tiveram apagão nesta terça-feira, 14

Publicado em 14/10/2025, às 14h03
- Imagem feita por I.A.

TNH1 com Folhapress

Por volta das de 00h30 desta terça-feira, 14 de outubro, 36 municípios de Alagoas tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido. 

LEIA TAMBÉM

Vai haver horário de verão em 2025?

Mas o apagão não atingiu apenas Alagoas. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema), os principais estados afetados foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, mas houve interrupção de energia em todas as unidades federativas do país.

O apagão foi provocado por um incêndio em reator do sistema de transmissão da subestação de Bateias, no município de Campo Largo (PR). Segundo o Ministério de Minas e Energia, o retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira controlada e o sistema voltou ao normal até a 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e por volta das 2h30 na região Sul.

O complexo de Bateias, na área de Copel, tem mais de um pátio, com proprietários diferentes. Em nota, a Copel informou que o incêndio ocorreu no reator de uma linha de transmissão de propriedade de Furnas e operado por ela, no sistema Eletrobras, e levou ao desligamento de toda a operação no local. O fogo foi controlado pelos bombeiros ainda na madrugada. Segundo a empresa, nenhum equipamento da Copel nem de nenhuma outra empresa que fica instalada na subestação foi danificado. Também em nota, a Eletrobras disse que as causas do incêndio estão sendo investigadas.

A Equatorial Alagoas informou que "o desligamento da rede básica de energia foi na madrugada desta terça-feira (14/10), após acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que é um mecanismo de proteção do Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)". 

"O desligamento ocorreu às 00h31 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, às 00h45. Todos os clientes afetados na área de concessão da Equatorial Alagoas já foram restabelecidos", disse ainda, na nota.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE