Saiba por que Trump proíbiu o TikTok nos EUA

Publicado em 18/09/2020, às 11h02
-

Yahoo

O departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou, nesta sexta-feira (18), que proibirá o download dos aplicativos TikTok e WeChat no país a partir deste domingo (20). Segundo o governo do presidente Donald Trump, o motivo seria uma possível “ameaça à segurança nacional”.

LEIA TAMBÉM

O Partido Comunista da China mostrou que tem os meios e a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos", disse o departamento americano em um comunicado.

Segundo o comunicado, quem já tiver os aplicativos instalados poderá seguir com eles. Porém, os usuários serão prejudicados, pois não será possível realizar atualizações. O TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos EUA e, o WeChat, 19 milhões.Trump proíbe download do TikTok e WeChat nos EUA: 'Ameaça à segurança nacional'

Para o governo americano, as ameaças dos aplicativos são diferentes. No entanto, eles se assemelham nos “riscos inaceitáveis” para a segurança nacional.

"Cada um coleta vastas faixas de dados de usuários, incluindo atividade de rede, dados de localização e históricos de navegação e pesquisa. Cada um é um participante ativo na fusão civil-militar da China e está sujeito à cooperação obrigatória com os serviços de inteligência do PCCh", aponta o comunicado.

No mês passado, Trump emitiu uma ordem executiva que proibia “qualquer transação por qualquer pessoa, ou com relação a qualquer propriedade, sujeita à jurisdição dos Estados Unidos” com a ByteDance, desenvolvedora do app.

A ideia soou como uma ameaça da proibição do aplicativo caso ele não fosse vendido para uma empresa americana até meados de setembro.

A empresa chinesa afirmou que ainda precisará aprovar o acordo proposto pela ByteDance com a Oracle por seu aplicativo TikTok. A informação indica que sua oferta para evitar uma proibição nos Estados Unidos pode ser mais dificultada.

A Oracle apresentou uma proposta ao governo Trump que permitirá que ela se torne uma parceira de tecnologia no aplicativo TikTok, já que a ByteDance espera impedir uma decisão do presidente dos EUA de proibir o app no país. A proposta visa tornar o TikTok Global uma empresa com sede nos EUA.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto