Olhar digital
Um estudo da Microsoft revelou uma lista com 40 profissões que correm maior risco de serem impactadas pelo avanço da inteligência artificial, especialmente pelos chamados modelos de linguagem generativa. A pesquisa, intitulada “Working with AI: Measuring the Occupational Implications of Generative AI”, analisou como a IA pode afetar o dia a dia de trabalhadores em diversas áreas.
LEIA TAMBÉM
Segundo os pesquisadores, as profissões mais vulneráveis são aquelas que envolvem tarefas ligadas à produção de conteúdo, comunicação, cálculos, computação ou atividades repetitivas. O levantamento foi feito a partir de conversas anônimas de usuários com o Copilot, o assistente de IA presente em diversos produtos da Microsoft, como o Word, Excel e Outlook.
O estudo separa as profissões em dois grupos: aquelas com maior aplicabilidade da IA e outras com menor impacto previsto. Em geral, trabalhos que exigem habilidades manuais ou esforço físico, como operação de máquinas ou atividades em campo, tendem a ser menos afetados pelas transformações tecnológicas.
As profissões mais afetadas por IA
LEIA MAIS