Saiba qual é o estado de saúde e o destino do macaco bugio, que foi capturado em Satuba

Publicado em 22/10/2024, às 15h02
Foto: Divulgação/Ascom IMA -

Theo Chaves

Após alguns dias sendo avistado em telhados de residências e vivendo pelas redondezas do Povoado Lindóia, em Satuba, o macaco bugio, da espécie Alouatta belzebul, que virou uma espécie de "celebridade" entre os moradores da região, foi capturado na manhã dessa última segunda-feira (21) por técnicos do Instituto do Meio do Estado de Alagoas (IMA-AL).

LEIA TAMBÉM

De acordo com o órgão, o primata já foi avaliado pelas equipes do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Ibama, em Maceió, onde ficou sob observação. Durante a bateria de exames, foi possível constatar que o animal estava em boas condições de saúde.

Em seguida, ele foi encaminhado para um recinto de aclimatação, na região Sul de Alagoas, onde vai receber cuidados e deverá permanecer na unidade até ser reintroduzido à natureza. Todos os procedimentos foram feitos de acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas do Nordeste. 

Em vídeo encaminhado à imprensa, o IMA registrou o momento em que o macaco bugio  foi capturado. Durante a operação, que contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, os técnicos utilizaram um dardo tranquilizante para fazer a captura do primata.

O vídeo feito pelo IMA mostra que o animal foi avistado em uma árvore, num local de difícil acesso para os técnicos. Após ter sido sedado com o dardo tranquilizante, ele foi capturado com a ajuda de uma rede. Em seguida, o macaco bugio foi colocado dentro de uma gaiola e encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas). 

Macaco foi visto em telhado de casa e assustou moradores

O macaco bugio foi visto pela primeira vez no último dia 12, no telhado de uma residência, no Povoado Lindóia, na Zona Rural de Satuba, Região Metropolitana de Maceió. A imagem do primata circulando pela vizinhança viralizou nas redes sociais e causou preocupação nos moradores, que temiam que o animal atacasse alguma criança.

Três dias após o primeiro registro, o "macaco roncador" voltou a aparecer no quintal de uma outra residência, no Povoado Lindóia. A presença do primata não passou despercebida graças a um barulho característico que ele fazia.

Já no dia 17, a equipe de reportagem do programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, esteve no povoado e flagrou o macaco por cima do telhado de uma casa. Moradores da rua relataram ao repórter Williamis Tavares que o bugio estava mais triste do que antes, e a causa pode ser a fome e a sede, já que está fora do seu habitat. Populares ainda especularam que o primata estava sentindo a falta de uma companhia, pois sempre aparecia sozinho no telhados das residências. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática