Sala de Alerta desmente áudios que falam sobre possível tsunami em Alagoas

Publicado em 20/07/2019, às 07h28
Arquivo -

Assessoria

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informa que são falsos os áudios que estão circulando no WhatsApp, desde a noite desta quinta-feira (18), sobre a ocorrência de tsunamis no litoral alagoano.

LEIA TAMBÉM

Segundo o meteorologista da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, não há possibilidade de ocorrência de tsunami no Leste do Nordeste. "O que normalmente ocorre quando temos a entrada de uma frente subtropical é um aumento da agitação marítima. Mas essas ondas são mais elevadas em alto mar, fora da Costa do Brasil", esclareceu Pinho.

Importante ressaltar que as informações oficiais sobre a meteorologia e hidrologia do Estado de Alagoas são divulgadas pela Sala de Alerta e podem ser acompanhadas em tempo real.

Alerta de chuva

A Semarh emitiu uma atualização de aviso meteorológico, nesta sexta-feira (19), para a chegada de uma frente, associada ao escoamento em baixos e médios níveis da atmosfera que atinge o leste dos estados de Alagoas e Sergipe, que deve continuar provocando chuvas de intensidade moderada, com algumas pancadas intensas, acompanhadas de rajadas de vento.

O Aviso chama a atenção para acumulados de chuvas significativos que podem acontecer no Litoral, em especial à região metropolitana, a região do Baixo São Francisco, Agreste e Zona da Mata. Nas outras regiões, existe a previsão de chuvas fracas intercaladas com períodos de tempo seco.

Ainda segundo a Sala de Alerta, essas chuvas previstas, até o momento, não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

É importante ressaltar que como a chuva prevista para estas áreas será localizada, a precisão da localização e intensidade só poderá ser prevista com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Mais informações: http://www.semarh.al.gov.br/ 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas