Sala de Alerta reforça monitoramento do Pinheiro, Mutange e Bebedouro

Publicado em 05/04/2019, às 15h25
Sala de Alerta da Semarh é responsável pelo monitoramento climático e geológico dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange | Ascom Semarh / Arquivo -

Agência Alagoas

A Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) receberá o reforço de quatro bolsistas que deverão atuar no monitoramento climático e geológico dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. As bolsas foram outorgadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), com início previsto para este mês de abril.

LEIA TAMBÉM

A novidade se dá por conta de adição de um geólogo à equipe. Wilton Rocha tem doutorado em geociência, com ênfase em Hidrogeologia e Meio Ambiente. Ele ingressa na Sala de Alerta especialmente devido aos eventos recentes nos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange.

A Semarh já trabalha em parceria com a Defesa Civil Estadual, monitorando dados de previsão do tempo, imagens de satélite e dados hídricos, envolvendo, por exemplo, barragens e lençóis de água.

Wilton Rocha prevê ações como análises das águas subterrâneas do Pinheiro e atuação em casos de cheias, inundações e outros possíveis eventos de grande consequência, nos quais a expertise da Geologia soma-se aos meteorologistas da sala de monitoramento.

As bolsas outorgadas pela Fapeal à Sala de Alerta da Semarh têm seis meses de vigência.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal