☰
✕

Salário mínimo em 2024: governo bate o martelo; saiba o valor

Publicado em 26/12/2023, às 16h42
Agência Brasil -

O Globo

O governo federal bateu o martelo e definiu que o novo valor do salário mínimo será de R$ 1.412 a partir de janeiro de 2024, com pagamento em fevereiro do ano que vem. Atualmente, o mínimo está em R$ 1.320.

LEIA TAMBÉM

O valor representa uma alta de R$ 92 e ficou abaixo dos R$ 1.421 estimados pelo governo na proposta de orçamento deste ano. Até o dia 31, o presidente Lula vai editar um decreto estabelecendo o valor.

Qual o valor do salário mínimo em 2024? O valor representa uma alta mínima de R$ 92 e ficou abaixo dos R$ 1.421 estimados pelo governo na proposta de orçamento deste ano.

Como é feito o cálculo do salário mínimo? O valor calculado considera a nova política permanente de valorização do salário mínimo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já aprovada pelo Congresso Nacional.

Pela nova lei, o reajuste corresponde à soma de dois índices:

O primeiro fator, relacionado à inflação, foi divulgado na semana passada pelo IBGE: 3,85%. A essa variação, se somou o crescimento do PIB de 2022 — que totalizou 3% de expansão, de acordo com número já corrigido.

Com isso, calcula-se o valor de R$ 1.412, com número arredondado.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo anuncia medidas de ajuste para economia de até R$ 60 bilhões Economistas esperam que fim da escala 6x1 aumente inflação em 0,3 ponto percentual em 2027, diz BC O que é o 11.11? Entenda a data e como funcionam os descontos Dinheiro esquecido no sistema financeiro ultrapassa R$ 6 bilhões