Salles é alvo de operação da PF que investiga exportação ilegal de madeira

Publicado em 19/05/2021, às 07h47
José Cruz/Agência Brasil -

Correio Braziliense

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é alvo da Policia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (19/5). Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em endereços do ministro e no Ministério do Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM

Segundo a PF, a Operação Akuanduba apura crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando que teriam sido praticados por agentes públicos e empresários do setor madeireiro. Os mandados de busca e apreensão foram determinados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e são cumpridos por cerca de 160 policiais no Distrito Federal, Pará e São Paulo. 

Além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos que ocupam funções de confiança no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Ministério do Meio Ambiente. A Justiça também determinou a suspensão imediata da aplicação do Despacho nº 736900/2020, que afrouxa regras para exportação de madeira.

Salles no olho do furacão

Desde o início do atual governo, os indicadores de desmatamento têm batido sucessivos recordes no Brasil e motivado um repúdio internacional sem precedentes sobre a política ambiental brasileira, com efeitos econômicos, sobretudo no agronegócio.

Salles já estava na mira do Congresso, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Acusado de tentar atrapalhar uma megaoperação da Polícia Federal no Amazonas contra o desmatamento, em dezembro. Salles também é alvo de duas ações no Supremo que serão relatadas pela ministra Cármen Lúcia - uma apresentada pelo PDT e outra pelo ex-superintendente da corporação no estado, Alexandre Saraiva.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares