Salvo pelo VAR, Palmeiras vence Botafogo em Brasília

Publicado em 25/05/2019, às 22h39
-

Folhapress

O Palmeiras derrotou o Botafogo por 1 a 0 pela sexta rodada do Brasileiro neste sábado (25), chegando a 16 pontos e garantindo a liderança do campeonato. O único gol da partida, que aconteceu no estádio Mané Garrincha, em Brasília, saiu dos pés do zagueiro Gustavo Gómez, de pênalti. O jogo aconteceu em Brasília porque o Botafogo negociou seu mando de campo.

LEIA TAMBÉM

Com o resultado, o time alviverde abre quatro pontos de distância para o Atlético-MG, segundo colocado, que ainda joga no sábado contra o Grêmio em Porto Alegre.

Estacionado na sétima colocação com nove pontos, o Botafogo pode perder até seis posições até o final da rodada, dependendo dos resultados dos times que estão encostados na equipe carioca na tabela.

O Palmeiras começou a primeira etapa marcando forte e pressionando o Botafogo. Dessa forma, conseguia chegar com maior frequência à área adversária e impedir de forma eficiente os contra-ataques do Botafogo.

Aos 5 minutos, Deyverson protagonizou o primeiro momento de perigo, carimbando a trave adversária após bela bicicleta dentro da área. O atacante, porém, estava impedido.

A partida continuou com algumas boas chances do lado palmeirense, mas a equipe tinha dificuldade para chutar em direção ao gol e abrir o placar. Já o Botafogo chegava pouco à área alviverde e, quando o fazia, mostrava pouca efetividade, sem ameaçar a meta de Weverton. No primeiro tempo, os goleiros pouco tiveram que trabalhar; Weverton não precisou fazer nenhuma defesa.

O segundo tempo começou com mais pressão palmeirense. O gol alviverde nasceu de lance envolvendo Deyverson, que caiu na área reclamando de pênalti aos 8 minutos.

Inicialmente, o árbitro puniu o palmeirense com cartão amarelo por simulação. Após analisar o lance no VAR, no entanto, o juiz retirou o cartão e marcou pênalti do zagueiro Gabriel em Deyverson.

O zagueiro Gustavo Gómez cobrou no canto direito de Gatito, sem chances para o goleiro, abrindo o placar para a equipe alviverde.

Ao longo da partida, o Botafogo recebeu dez cartões amarelos, quatro deles envolvendo o lance do pênalti palmeirense. Além de Gabriel, punido pela falta dentro da área, Gatito e Cícero também receberam cartões por reclamação e Diego Souza levou o seu por aplaudir de forma irônica a decisão da arbitragem.

Após o gol, o Palmeiras continuou dominando a partida, chegando a desperdiçar algumas boas chances de ampliar. O Botafogo ainda tentou atacar para chegar ao empate, mas não conseguiu balançar a rede adversária.

BOTAFOGO

Gatito Fernández; Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana, João Paulo (Yuri) e Leo Valencia (Ferrareis); Luiz Fernando (Igor Cássio) e Diego Souza.

T.: Eduardo Barroca

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha, Luan (Antônio Carlos), Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima (Moisés); Dudu, Zé Rafael (Gustavo Scarpa) e Deyverson.

T.: Luiz Felipe Scolari

Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Clóvis Amaral da Silva (PE)

Cartões amarelos: João Paulo, Gilson, Leo Valencia, Bochecha, Fernando, Gabriel, Gatito Fernández, Cícero, Diego Souza e Ferrareis (Botafogo)

Gol: Gustavo Gómez (PAL), aos 16 minutos do segundo tempo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"