Samarco recebe primeiras licenças para retomada

Publicado em 12/12/2017, às 00h22

Redação

A Samarco recebeu nesta segunda-feira, 11, duas licenças da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). As autorizações são o primeiro passo para a retomada das atividades da companhia.

LEIA TAMBÉM

Conforme a Semad, foram aprovadas a Licença Prévia (LP) e a Licença de Instalação (LI) do Sistema de Disposição de Rejeitos Cava Alegria Sul, da mineradora Samarco, em Mariana (MG). “Esse foi o primeiro passo necessário à retomada das atividades da Samarco, pois as licenças autorizam a preparação da cava para receber o rejeito (da mineração)”, declarou a secretaria, em nota.

A Licença de Operação (LO), no entanto, que autoriza o início das atividades na mina, será analisada posteriormente, após a conclusão das obras de preparação da cava pela empresa.

Segundo a nota, a expectativa é de que a LO seja analisada simultaneamente à Licença de Operação Corretiva (LOC) em meados de 2018.

As operações da Samarco estão paralisadas há mais de dois anos, desde que ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos da companhia, uma joint venture  da Vale e da BHP Billiton. O caso foi considerado o pior desastre socioambiental do Brasil, resultando ainda na morte de 19 pessoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares