Ascom Samu
Os números de ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas revelam um cenário preocupante: os casos de choques elétricos registraram um crescimento expressivo em 2025 em comparação com o ano anterior.
LEIA TAMBÉM
Nas centrais de Maceió e Arapiraca, os aumentos foram de 29,03% e 92,31%, respectivamente. Enquanto a capital saltou de 31 para 40 atendimentos, em Arapiraca quase dobrou: de 13 para 25.
Outro dado é sobre óbitos: em Maceió, as mortes por choque elétrico subiram de 4 em 2024, para 6 em 2025. Em Arapiraca, em 2024, ocorreram 2 óbitos, e em 2025 foram 4; todos eles poderiam ser evitados.
Na última quarta-feira (7), um senhor de aproximadamente 55 anos, possivelmente em situação de vulnerabilidade social, foi a óbito devido a uma carga elétrica que recebeu de um poste de alta tensão. O acidente ocorreu na rua Barão de Alagoas, no Centro de Maceió.
Para a ocorrência, o Samu encaminhou uma equipe de motolância (para chegar mais rápido ao local), e, logo em seguida, uma equipe de Unidade de Suporte Avançado (USA-Uti móvel). Infelizmente as equipes constataram o óbito ainda no local.
O paciente (sem identificação), foi vítima de choque elétrico após ter subido em poste de energia, e apresentou ferimento cortante em região da cabeça, lesão de entrada de choque elétrico na mão direita, queimaduras no tórax e região cervical, além de escoriações múltiplas, consequência da queda após a descarga elétrica.
Na ocorrência foi acionada a empresa Equatorial (administradora da rede elétrica). O corpo foi entregue à Polícia Militar para guarda da cena até a chegada da Polícia Científica.
O coordenador geral do Samu Alagoas, Mac Douglas de Oliveira Lima, destacou que “o aumento preocupa porque muitos desses acidentes são evitáveis com simples cuidados no dia a dia”. Ele afirmou que grande parte dos incidentes ocorre dentro de casa, durante atividades aparentemente rotineiras, como trocar lâmpadas, manusear eletrodomésticos ou realizar pequenos reparos elétricos sem conhecimento técnico.
Para reforçar a prevenção, o Projeto Samu nas Escolas (PSE), que é uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Samu têm levado orientações sobre primeiros socorros e riscos elétricos a crianças e adolescentes da rede pública e privada, durante todo o ano. “Educar desde cedo salva vidas. Estamos ensinando não só a evitar trotes ao 192, mas também a reconhecer perigos reais, como fios expostos ou equipamentos molhados”, explicou Mac Douglas.
Segundo o médico socorrista do Samu, Jack Emerson, alguns cuidados básicos podem evitar tragédias. “Nunca toque em aparelhos elétricos com as mãos molhadas. Antes de trocar uma lâmpada ou fazer qualquer reparo, desligue a chave geral da energia”, orienta.
Em residências com piscina, ele recomenda instalar dispositivos DR (diferencial residual), que cortam automaticamente a corrente em caso de fuga elétrica.
Durante as chuvas, o risco aumenta. “Evite usar aparelhos conectados à tomada, como secadores e ferros elétricos. Raios podem causar picos de tensão e provocar choques mesmo dentro de casa”, alerta Jack.
192 e 193
Já em oficinas ou empresas que lidam com fiação, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas isolantes e calçados apropriados, é essencial.
Em caso de choque elétrico, nunca toque diretamente na vítima enquanto ela estiver em contato com a fonte de energia. Desligue imediatamente a corrente elétrica. A conscientização, aliada ao respeito pelas normas de segurança, pode reduzir, drasticamente, estes índices.
“Em caso de acidente por choque elétrico, telefone imediatamente para o 192 ou 193, que os profissionais estão preparados para salvar vidas, mas, o mais importante é a prevenção”, destacou o médico Jack Emerson.
LEIA MAIS