Samu ganha reforço de 3 UTIs móveis para enfrentamento à Covid-19 no interior de AL

Publicado em 27/06/2020, às 18h12
Nigel Santana/Ascom Sesau -

Agência Alagoas

Para garantir uma assistência ainda mais ágil e eficiente aos pacientes diagnosticados com o novo coronavirus no interior de Alagoas, o governo do Estado reforçou a frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para isso, na tarde desta sexta-feira (26), foram entregues três Unidades de Suporte Avançado (USAs), que serão destinadas às Bases Descentralizadas de Porto Calvo, Penedo e Delmiro Gouveia.

As USAs, também chamadas de UTIs móveis, estão equipadas com respiradores, bombas para infusão de medicamentos, monitores cardíacos, insumos e medicações. Com isso, elas atendem as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, as novas ambulâncias, adquiridas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), darão um maior suporte nos atendimentos realizados aos pacientes de Covid-19 no interior de Alagoas.

“As três ambulâncias chegam em um momento muito importante no combate à Covid-19. E juntamente com a ampliação dos leitos hospitalares, a inauguração dos novos hospitais e com investimentos em novos equipamentos, estamos garantindo uma saúde pública de qualidade para os alagoanos nesse momento de pandemia”, destacou o titular da saúde estadual.

Segundo Marcos Ramalho, secretário executivo de ações de saúde da Sesau, essas ambulâncias serão utilizadas para dar maior suporte nas transferências no interior do Estado. “Com o aumento de casos da Covid-19 no interior de Alagoas, o Governo decidiu reforçar a frota do Samu no interior, visando garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos alagoanos”, ressaltou Ramalho.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar