Samu recebe mais de mil trotes durante o Carnaval 2025 em Alagoas

Publicado em 06/03/2025, às 15h59
- Foto: Divulgação/Samu-AL

Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou 4.423 chamadas entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, período de Carnaval, nas Centrais de Maceió e Arapiraca. Os dados revelam um alto número de trotes e ligações indevidas, além de diversas ocorrências clínicas e traumáticas.

LEIA TAMBÉM

Em Arapiraca, das 1.686 chamadas atendidas, 537 (31,8%) foram trotes e 404 (23,13%) foram ligações indevidas, comprometendo a agilidade do serviço. Já na Central de Maceió, das 2.737 chamadas, 555 (20,28%) foram trotes e 239 (8,73%) indevidas. Somando-se os dados das duas centrais, o Samu recebeu 1.092 trotes e 643 chamadas inadequadas, representando um desafio para a equipe, que precisa filtrar e priorizar os atendimentos reais.

Os atendimentos clínicos lideraram as estatísticas, totalizando 227 chamados. São casos relativos a dores, mal-estar e engasgos, entre outros. O atendimento psiquiátrico também se destacou, com 41 ocorrências. As tentativas de suicídio somaram 13 registros, um alerta para a necessidade de atenção à saúde mental.

Houve ainda 12 atendimentos a vítimas de arma de fogo e 9 por agressões com arma branca. O Samu também prestou socorro a 16 gestantes e realizou três atendimentos por afogamento.

O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou o trabalho das equipes. "O Samu desempenhou um papel fundamental durante o Carnaval, garantindo o atendimento rápido e eficaz a quem realmente precisa. Os profissionais de saúde estiveram dedicados, enfrentando a alta demanda e salvando vidas, mesmo diante dos desafios impostos pelos trotes e chamadas indevidas", ressaltou o secretário.

De acordo com o órgão, os dados reforçam a importância do uso consciente do serviço, evitando trotes e ligações desnecessárias para que o Samu possa atuar com agilidade nos casos de urgência e emergência, especialmente em momentos de grande demanda, como o período carnavalesco.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Criança de três anos morre após se afogar em piscina de residência em Tabuba Produção de Arroz tem perspectivas positivas no Baixo São Francisco alagoano Carnaval: sistema prisional terá reforço especial de segurança Contribuintes podem solicitar atendimentos da Sefaz durante o período de Carnaval