Santa Casa de Maceió inaugura equipamento que vai ampliar tratamento de pacientes com câncer

Publicado em 27/07/2017, às 10h50

Redação

A Santa Casa de Maceió inaugurou na quarta-feira (26), o novo acelerador linear que será usado no tratamento de pacientes com câncer. Dentro do Plano de Expansão do Ministério da Saúde, a instituição foi a quarta no Brasil a receber o equipamento. Participaram da solenidade o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o diretor geral da Varian no Brasil, empresa responsável pela fabricação do equipamento, Humberto Izidoro, que foram recebidos pelo provedor Humberto Gomes de Melo.

LEIA TAMBÉM

Com o novo acelerador, diariamente, a Santa Casa de Maceió vai atender 50 pacientes a mais, num prazo menor e em horários mais confortáveis. “Somos o único hospital no Brasil a ter Acreditação Internacional e não poderíamos ficar de fora desse plano extraordinário de Expansão da Radioterapia. Isso significa o tratamento de um número maior de pacientes novos que serão atendidos aqui, não só de Maceió, mas de todo estado de Alagoas. O momento é de agradecimento ao Ministério da Saúde e a toda nossa equipe que venceu as barreiras nos tirando da 137ª colocação para a 4ª”, destacou o provedor Humberto Gomes de Melo.

Inicialmente, a programação federal era de que 80 máquinas seriam instaladas em hospitais pelo Brasil, mas outros 20 equipamentos serão distribuídos. “Ficamos felizes que a Santa Casa foi ágil e é um dos primeiros do Brasil a receber e inaugurar o equipamento. Isso nos permite ampliar os serviços para o tratamento de câncer”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Para ampliar o combate ao câncer, o Ministério da Saúde, através da Portaria nº 931 de 10 de maio de 2012 instituiu o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, com o objetivo de articular projetos de ampliação e qualificação de hospitais habilitados em oncologia, em consonância com os vazios assistenciais, as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS.

Segundo o radioterapêuta, Marcos Davi, a Santa Casa atendeu todos os requisitos para ser uma das primeiras a receber o acelerador linear. “O Ministério da Saúde fez exigências e cobrou providências que demandavam muita estrutura e organização. A instituição deveria ter, por exemplo, histórico de atendimento de câncer, uma equipe multiprofissional, equipe de médicos especialistas, de física, e as instituições que estavam na nossa frente foram sendo afastadas”, destacou.

Para o diretor geral da Varian no Brasil, Humberto Izidoro, os profissionais de saúde da instituição alagoana são heróis ao trabalhar com o SUS com todas as suas limitações. “A Varian, em seu site, coloca que a missão da empresa é ter um mundo sem câncer. Queremos proporcionar meios para combater essa doença e isso se faz com muito trabalho, pesquisa e instituições sérias como a Santa Casa de Maceió”.

Linear

Os aceleradores lineares são equipamentos de alta tecnologia usados para o tratamento de pessoas com câncer. Além de ampliar a assistência, o edital do Ministério da Saúde alcançou a economia de R$ 176 milhões na compra dos equipamentos. O valor final ficou em R$ 119,9 milhões. A vencedora do pregão foi a empresa norte-americana Varian Medical Systems, que atua em radioterapia há 65 anos, sendo fabricante mundial de dispositivos médicos, e de softwares empregados no tratamento de câncer.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados