São João Massayó Raiz movimenta cultura, economia criativa e turismo em Maceió

Publicado em 17/06/2025, às 18h13
- Reprodução

Ascom FMAC

Com uma proposta que une tradição, valorização da cultura popular e geração de renda, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com o Instituto do Bem Estar Social (IBES), realiza mais uma edição do São João Massayó Raiz. O evento, que acontece até o dia 30 de junho, reforça a identidade cultural da capital alagoana com uma cidade cenográfica, apresentações de coco e quadrilha, feirinha de economia criativa e atividades para todas as idades.

LEIA TAMBÉM

A estrutura montada transforma o espaço em uma verdadeira vila junina, com cenografia assinada por arquitetas, marceneiros, decoradores e técnicos locais, reunindo um time diverso de profissionais da indústria criativa. Cerca de 13 empreendedores participam com estandes de gastronomia, moda e artesanato, todos desafiados a apresentar produtos com a identidade do São João e da cultura nordestina. Entre os destaques, estão criações como brownies de chocolate com bolo de milho, doces com paçoca e uma coleção de camisetas com o tema “MADE in Massayó”.

A festa movimenta diferentes setores, com impacto direto sobre a cadeia produtiva local. Mais de 3.500 artistas e dançarinos estão envolvidos nas apresentações culturais. Equipes de produção, operadores de som e LED, eletricistas, promotores de brincadeiras, costureiras, artesãs, seguranças e equipe de limpeza compõem a força de trabalho que faz o evento acontecer. Iniciativas como oficinas de beleza, teatro diário e o espaço São Joãozinho garantem a participação de públicos diversos, com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Além de fomentar as tradições nordestinas e oferecer entretenimento acessível, o evento gera oportunidades para microempreendedores e profissionais da economia criativa, consolidando o São João de Maceió como uma das principais vitrines culturais. O impacto social e econômico consolida o potencial da cultura como vetor de desenvolvimento sustentável, especialmente durante o período junino, que para muitos representa o segundo Natal em volume de vendas e circulação de renda.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição