São Paulo deve ter sequência de recordes de calor seguida de queda de temperatura

Publicado em 30/09/2020, às 22h44
Rubens Cavallari/Folhapress -

Folhapress

O calor em São Paulo deve seguir se superando ao longo da semana: a expectativa do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, é de que a cidade registre o recorde de alta temperatura no ano entre esta quarta (30) e a sexta (2). E, depois de tudo isso, o paulistano deve ver uma queda de até 15 °C no fim de semana.

LEIA TAMBÉM

O recorde de calor no ano é de 34,8 °C, registrado na tarde do domingo (27), o primeiro da primavera. Nesta quarta, os termômetros já passavam dos 33°C em algumas regiões da cidade.

Tantos recordes se devem a uma massa de ar seco e quente que está cobrindo o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. Isso faz com que a umidade fique baixa –nos próximos dois dias deve ser em torno de 22%, enquanto o índice ideal é de a partir de 40%, segundo a OMS– e a temperatura se mantenha elevada.

No sábado, uma frente fria consegue avançar sobre o país, fazendo a máxima ficar em 22°C, e a mínima, em 16°C. No domingo, a máxima também é de 22°C, e a mínima deve cair para 15°C. Nos dois dias, deve aumentar a nebulosidade, garoar e até chover leve, especialmente no litoral.

"Essa frente fria não vai vencer a massa de ar seco, mas vai minimizar o efeito do calorão dos últimos dias. É só um refresco no fim de semana, porque, na semana que vem, voltam novamente as altas temperaturas", afirma Thomaz Garcia, meteorologista do CGE.

As mudanças de temperatura se devem à transição do inverno, caracterizado pela baixa umidade, para a primavera, quando os dias são mais longos e quentes.

Por enquanto, a previsão é de que a cidade permaneça sem chuvas regulares. A tendência, diz Garcia, é de que a segunda quinzena de outubro até traga algumas precipitações, mas, em volume e frequência relevantes, elas só cheguem mesmo em novembro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas