"São uma doença", diz criador do Linux sobre Facebook, Twitter e Instagram

Publicado em 05/04/2019, às 21h24
Linus Torvalds | Reprodução/Olhar Digital -

Olhar Digital

"Eu absolutamente detesto as 'mídias sociais' modernas — Twitter, Facebook, Instagram. É uma doença. Parece encorajar o mau comportamento". A declaração polêmica foi feita por Linus Torvalds, criador do Linux, o software gratuito que concorre com o MacOS, da Apple, e o Windows, da Microsoft.

LEIA TAMBÉM

E em uma entrevista ao Linux Journal, ocorrida nesta semana, Torvalds sugeriu que as redes sociais são um dos maiores problemas que a indústria de tecnologia enfrenta. Quando perguntado sobre o que mudaria nesse campo, ele alegou que "o modelo de 'likes' e 'compartilhar' é apenas lixo. Não há esforço nem controle de qualidade. Na verdade, tudo é voltado para o oposto [do controle de qualidade], com os menores denominadores comuns e iscas de clique e coisas projetadas para gerar uma resposta emocional, que muitas vezes é uma ofensa moral".

O fundador do Linux, lançado em 1994, é conhecido dentro da comunidade de tecnologia por ser bastante rude. No entando, ele não é o único infeliz com as mídias sociais. Pesquisas indicam que a opinião do público sobre elas caiu acentuadamente nos últimos anos. O fenômeno foi impulsionado por questões de assédio, mau comportamento e terrorismo, que ofuscaram em partes os outros diversos usos que Facebook, Twitter e Instagram podem ter.

Segundo Torvalds, o anonimato é a raiz dos problemas."Quando você nem coloca seu nome verdadeiro no seu lixo (ou no lixo que você gosta e compartilha), isso realmente não ajuda." Para Linus, o compartilhamento só deveria ser permitido mediante comprovação da identidade do usuário. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades