Saúde inicia contratualizações com prestadores de serviços

Publicado em 04/09/2019, às 18h35
-

Secom Maceió

Para estabelecer uma ferramenta formal de compromisso entre as partes, o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, iniciou as assinaturas de contratos com prestadores de serviços de assistência à saúde em caráter complementar. Uma solenidade para assinaturas foi realizada na manhã desta quarta-feira (4), no auditório da sede da SMS, no Centro de Maceió.

LEIA TAMBÉM

A assinatura faz parte o processo de contratualização das clínicas e serviços privados e filantrópicos, que atenderam ao chamamento público. Neste processo estão inseridos um ente público (Hospital Universitário), 18 filantrópicos e 83 privados.

“Hoje a gente está comemorando o primeiro lote de assinaturas com os prestadores de serviços. Nós estamos formalizando tudo e não há nenhuma cidade de mais de 1 milhão de habitantes que tenha o que nós vamos oferecer em Maceió, que é um contrato regular com hospitais, clínicas e laboratórios”, explicou o secretário José Thomaz Nonô.

Para o secretário, o processo também representa a relação de confiança entre o Município e todos os prestadores de serviços, o que se converte em um trabalho melhor e mais eficiente. Ele destacou ainda que a assinatura contempla o trabalho de um ano, voltado para identificar quais os procedimentos que têm mais demandas e quais o próprio Município já fornece.

“Está tudo no contrato, o que nós vamos pagar e o que eles vão fazer. Há ainda uma nota distintiva fundamental, está sendo feita essa prestação de serviço não sob a ótica do prestador, mas sob a necessidade da população do SUS de Maceió”, frisou.

Foram convocadas para a primeira etapa de assinaturas representantes de 30 clínicas, laboratórios, ambulatórios, hospitais e outras instituições. Os demais prestadores de serviços serão convocados, posteriormente, pela Assessoria Técnica da SMS, para formalização.

“Esse momento é fantástico, pois é um marco histórico para saúde do nosso Estado e até do nosso país. A contratualização para uma capital é uma questão muito importante, e a gestão teve a coragem e a decisão técnica de realmente fazer que todas essas unidades prestem serviços para a comunidade”, relatou a diretora de Planejamento em Saúde, Sônia Moura.

Telma Toledo, presidente do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Nutrir), representou os prestadores de serviço na mesa de composição. Ela destacou a importância de ter o Município de Maceió como um parceiro.

“Nós atendemos 24 comunidades carentes da parte alta da cidade e essa contratualização traz uma garantia, porque se a gente consegue realizar atendimentos na área de Atenção Básica, teremos a segurança que prestaremos esse serviço. Na Nutrir, a gente conta com atendimentos de médicos, psicólogos, nutricionistas, odontopediatras e pediatras, tanto para as crianças como para suas mães”, explicou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados