'Se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl', diz ministro ucraniano sobre usina incendiada

Publicado em 03/03/2022, às 22h56
Usina Nuclear de Zaporizhia | Reprodução/Wikipedia -

TNH1 com UOL

A usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, considerada a maior do tipo na Europa, pegou fogo na noite de quinta (manhã de sexta-feira, horário local) após um ataque de militares russos, segundo informação divulgada pelo prefeito de Energodar, Dmytro Orlov.

LEIA TAMBÉM

No Twitter, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, reagiu à invasão dos militares dizendo que se a usina explodir "será dez vezes maior que Chernobyl". O ministro referia-se àquele que é considerado o maior acidente nuclear da história, ocorrido em Chernobyl, em 1986. Na ocasião, houve a explosão de um reator espalhando radiação em uma parte da Europa.

Russian army is firing from all sides upon Zaporizhzhia NPP, the largest nuclear power plant in Europe. Fire has already broke out. If it blows up, it will be 10 times larger than Chornobyl! Russians must IMMEDIATELY cease the fire, allow firefighters, establish a security zone!

— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 4, 2022

- O exército russo está disparando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será dez vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir a entrada dos bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!

Um porta-voz da usina também confirmou o relato de incêndio à agência de notícias AFP. De acordo com o prefeito, houve vítimas no confronto, mas ainda não se sabe o número exato.

- Há mais de uma hora que duram combates ferozes nas proximidades da central nuclear de Zaporizhzhya. Nossos Guardas Nacionais mantêm a defesa. Sabe-se sobre as vítimas, mas o número exato e as circunstâncias ainda não podem ser nomeados. 

A IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica, em português) disse que já foi notificada sobre os bombardeios na usina nuclear e alertou "para um grave perigo se os reatores forem atingidos".

Apesar do alarde, Andrey Tuz, porta-voz da usina nuclear, teria informado que "não há ameaça de propagação da radiação", por enquanto, publicou a TV Nexta, da Ucrânia. Além disso, bombeiros teriam sido autorizados a entrar no complexo nuclear para apagar as chamas.

A Rússia invadiu a região localizada no sudoeste da Ucrânia no início da tarde desta quinta-feira —o avanço foi confirmado pelo Serviço de Informações Ucraniano. A ação acontece oito dias após o início dos conflitos entre os dois países.

"Os invasores já dispararam contra o posto de controle e estão usando blindados contra a população civil. Moradores de Energodar, deixem as ruas bloqueadas! Não tenha medo!", disse um comunicado do governo da Ucrânia por meio do aplicativo de mensagens Telegram.

Mais tarde, já durante a noite, o prefeito Dmytro Orlov afirmou que "uma coluna de militares russos" estava a caminho da usina.

Nas redes sociais, uma câmera de segurança instalada no local transmitiu ao vivo, no YouTube, imagens do confronto entre as tropas. Muitos disparos foram observados.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias