Redação
O ministro da saúde Marcelo Castro, em mais uma declaração polêmica, afirmou que “se os astros estiverem favoráveis” o Brasil pode desenvolver uma vacina de combate ao zika vírus em cinco anos.
LEIA TAMBÉM
A afirmação foi feita durante reunião, por meio de videoconferência, com representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da Defesa Civil de Alagoas, em Maceió, na manhã desta quinta-feira, 21.
Durante o encontro, na sede da Defesa Civil, o ministro defendeu o combate efetivo aos criadouros do Aedes aegypti para combater o aumento dos casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus zika. Marcelo Castro afirmou que a única maneira de combater o surto em curto prazo é a ação conjunta entre estados, municípios e a população.
“Já estamos com 3893 casos suspeitos de microcefalia, relacionado ao zika, que circunda o Nordeste com maior intensidade. Se tudo der certo e os astros estiverem favoráveis, nós teremos uma vacina em cinco anos. Por isso, agora, a única arma que temos é combater o mosquito”, afirmou o ministro.
Convocada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em Brasília, a reunião avaliou e definiu ações contra o mosquito Aedes aegypti no Estado. Participaram da reunião em Maceió, além da Sesau e Defesa Civil, representantes da Marinha e Exército.
Todos os estados em surto de microcefalia participam dessas reuniões periodicamente.
LEIA MAIS