"Se os astros estiverem favoráveis, teremos vacina em 5 anos", diz ministro da Saúde

Publicado em 21/01/2016, às 13h53

Redação

O ministro da saúde Marcelo Castro, em mais uma declaração polêmica, afirmou que “se os astros estiverem favoráveis” o Brasil pode desenvolver uma vacina de combate ao zika vírus em cinco anos.

LEIA TAMBÉM

A afirmação foi feita durante reunião, por meio de videoconferência, com representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da Defesa Civil de Alagoas, em Maceió, na manhã desta quinta-feira, 21.

Durante o encontro, na sede da Defesa Civil, o ministro defendeu o combate efetivo aos criadouros do Aedes aegypti para combater o aumento dos casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus zika. Marcelo Castro afirmou que a única maneira de combater o surto em curto prazo é a ação conjunta entre estados, municípios e a população.

“Já estamos com 3893 casos suspeitos de microcefalia, relacionado ao zika, que circunda o Nordeste com maior intensidade. Se tudo der certo e os astros estiverem favoráveis, nós teremos uma vacina em cinco anos. Por isso, agora, a única arma que temos é combater o mosquito”, afirmou o ministro.

Convocada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em Brasília, a reunião avaliou e definiu ações contra o mosquito Aedes aegypti no Estado. Participaram da reunião em Maceió, além da Sesau e Defesa Civil, representantes da Marinha e Exército.

Todos os estados em surto de microcefalia participam dessas reuniões periodicamente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados