Sebrae Alagoas e Sindenergia estudam opções de energias renováveis para micro e pequenos negócios do estado

Publicado em 22/07/2021, às 22h10
Reprodução -

Assessoria

Os sucessivos aumentos na tarifa da conta de energia têm preocupado os empreendedores de micro e pequenos negócios do estado, que começam a procurar o Sebrae Alagoas em busca de opções de fontes alternativas para o fornecimento de energia. A instituição se reuniu com dirigentes do Sindicato das Indústrias de Energia do Estado de Alagoas (Sindenergia/AL), na última terça-feira (20), para tratar sobre esse assunto, com foco na elaboração de um projeto específico para energias renováveis.

LEIA TAMBÉM

Entre as opções já consolidadas no mercado está a energia solar fotovoltaica, que representa uma excelente alternativa para as pequenas empresas e um grande potencial de ganho de competitividade considerando o seu retorno imediato.

“Levando isso em consideração, estamos planejando o desenvolvimento de um projeto específico para energias renováveis em Alagoas, que visa o fortalecimento das empresas instaladoras de painéis fotovoltaicos, assim como a criação de momentos de conexão deste público com os demais segmentos atendidos pelo Sebrae”, revela o analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Harrison de Freitas.

“Nós da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento estamos há um tempo percebendo, nos contatos com os clientes, uma grande preocupação sobre a elevação do custo da energia dentro dos seus negócios, considerando, principalmente, a crise hídrica que o país vem enfrentando nos últimos meses”, destaca.

A ideia é a criação de uma governança setorial de energia para viabilizar um processo de co-criação com os principais atores desse setor em Alagoas. Para isso, o Sebrae teve um primeiro contato com os dirigentes do Sindenergia.

“Foi apresentado um esboço do que pensamos e também ouvimos as impressões deles sobre a proposta e um pouco sobre o cenário local de energia. Ainda temos outros parceiros que vamos fazer estes contatos, para que tenhamos uma proposta robusta e que represente a realidade do segmento local. Mas o Sindenergia se mostrou muito aberto em contribuir conosco neste processo”, conta Harrison Freitas.

Além do analista da UCD, também participaram da reunião o presidente do Sindenergia/AL, Carlos Oiticica de Paiva, e Rafael Piatti Oiticica de Paiva, secretário da instituição.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conheça Lucas Cupertino, artista alagoano que vem conquistando o público com a mini tour ‘Estações’ Enfermeira morta por PM: amigos lamentam assassinato de jovem em Penedo Salários dos servidores de Alagoas serão antecipados para terça (16), anuncia governador Polícia Militar reúne competidores em mais uma edição do Desafio do Bope