Secretaria da Cultura leva palestras, oficina e apresentações artísticas para o Agreste

Publicado em 02/10/2019, às 23h35
Divulgação/Assessoria Secult -

Assessoria

Promover a interiorização da cultura é a missão da Secretaria de Estado da Cultura durante a 10ª edição do Governo Presente, que acontece a partir desta quinta-feira (03), no agreste alagoano. A programação do órgão conta com apresentações artísticas, encontro de gestores, palestras e oficinas culturais.

LEIA TAMBÉM

“Será também um momento para ouvir a comunidade da região Agreste e colher as sugestões e demandas para o desenvolvimento da cultura local. Estimular e difundir as manifestações culturais são as propostas para esta edição do Governo Presente”, declarou a secretária Mellina Freitas.

Na quinta-feira, o ator Chico de Assis inicia a Oficina de Preparação de Atores para Tv, Teatro e Cinema, na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, no município de Craíbas. As aulas visam qualificar e preparar atores amadores e profissionais, mirando sua profissionalização técnica.

Os municípios de Arapiraca e Campo Alegre recebem, na quinta e sexta-feira, respectivamente, a palestra “Depressão Não Rima Com Coração”, com o poeta digital Hugo Noaves. O bate-papo fala sobre prevenção à depressão através da cultura, arte e literatura, abordando temas como amor próprio, resiliência, empatia, gratidão, sonhos e amizade. O encontro acontecerá às 19h30, na Escola Estadual Adriano Jorge, e às 10h, no Centro Social de Campo Alegre.

Em parceria com o Sebrae Arapiraca, a Secult também realiza o Fórum de Gestores de Cultura direcionado a agentes e produtores culturais da região e demais público interessado. O evento acontece no auditório do Sebrae Arapiraca, na quinta-feira (03), a partir das 18h, e contará com palestras sobre a Lei de Incentivo á Cultura, Políticas Públicas de Editais e Vantagens da Formalização. A ação faz parte do programa de capacitação técnica cultural, Pró-Cultura e das atividades do Seminário da Lei de Incentivo.

O projeto Cultura Para Todos #AquiTemShow também está presente na programação, com apresentações artísticas nos municípios de Lagoa da Canoa, na sexta-feira , e em Arapiraca, no sábado.

"Esse é um momento para debatermos junto aos gestores, produtores e artistas sobre as políticas públicas que o Governo de Alagoas vem implantando ao longo da gestão. Como é o caso do FICA, Fomento e Incentivo a Cultura de Alagoas, que já investiu mais de R$9 milhões apenas em editais que democratizam o acesso aos recursos", diz a secretária Mellina Freitas.

As atividades da Secult estão dentro do programa Alagoas é Cultura no Interior (Pacin), que estabelece ações para interiorização cultural e integração de projetos. O Pacin visa identificar as potencialidades culturais e dialogar com os gestores e comunidade para a realização de projetos em conjunto, com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura no interior, fortalecendo o segmento por região.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas