Secretaria da Educação reúne anos letivos 2020/2021 em ciclo emergencial

Publicado em 17/12/2020, às 14h35
Valdir Rocha/Agência Alagoas -

Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) a portaria do Continuum Curricular, a qual reorganiza o calendário escolar da rede estadual, reunindo os anos letivos 2020/2021 em um ciclo emergencial. A medida visa garantir as aprendizagens não alcançadas em 2020 de forma a assegurar que nenhum estudante seja prejudicado pelas limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

LEIA TAMBÉM

A portaria leva em consideração 26 documentos normatizadores e orientadores incluindo a Medida Provisória 934/2020 – que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da Educação Básica e Ensino Superior decorrente das medidas de enfrentamento à pandemia – e os Pareceres 05, 09 e 11 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

“As redes de ensino de todo o Brasil estão se organizando para criar projetos e programas complementares e paralelos para 2021, que será um ano desafiador, pois teremos que dar conta das atividades de 2021 e do que não pôde ser desenvolvido em 2020. Ainda estamos em fase de discussão, mas uma coisa é certa: ninguém será prejudicado em razão das dificuldades impostas pela Covid-19. É preciso olhar as deficiências existentes e recuperá-las no próximo ano”, destaca o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa.

Continuidade - Segundo o artigo 6º da mesma portaria, a proposta atenderá todos os estudantes matriculados na rede estadual em 2020, exceto os que estavam cursando a 3ª série do ensino médio, os quais serão consultados para participar de atividades suplementares para complementação da aprendizagem, caso tenham interesse.

A portaria estabelece, ainda, que todas as unidades da rede estadual aplicarão avaliações diagnósticas para identificar quais as demandas de aprendizagem de seus estudantes e o que não foi alcançado em 2020. Isso servirá para que a escola se organize dentro do Ciclo Emergencial Curricular do Continuum 2020/2021.

“Essa portaria é um esforço da Seduc para promover aos estudantes da rede estadual o direito de continuar, o direito de ter sua escolaridade garantida”, adianta a gerente de Articulação Institucional da Seduc, Sueleide Duarte. A superintendente de Rede da Seduc, Roseane Vasconcelos, complementa: “Nenhum aluno matriculado em 2020 será prejudicado, ninguém pode pagar a conta de uma pandemia. Tudo que deixamos de aprender neste ano, nós intensificaremos no próximo ano”.

A previsão do encerramento formal do ano letivo 2020 e das atividades remotas do Regime Especial de Atividades Escolares Não-Presenciais (REAENP) da rede estadual é para o final de janeiro de 2021.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda