Secretário avalia cenário da Covid-19 e reforça necessidade do isolamento social

Publicado em 25/04/2020, às 09h13
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, concedeu nesta sexta-feira (24) uma coletiva de imprensa, por meio de transmissão ao vivo no Facebook, e tratou sobre os números do novo coronavírus (Covid-19) divulgado por meio do boletim epidemiológico de número 49, pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

LEIA TAMBÉM

Alexandre Ayres deu início à coletiva repercutindo a atualização do boletim, que apresenta um total de 413 casos confirmados, além de 27 óbitos. “Muitas pessoas estão nas ruas e isso reflete diretamente nos números que estão avançando em relação à Covid-19. É importante que as pessoas reflitam e cumpram o isolamento social. Basta pegar os números da última semana e fazer um comparativo com esta semana. Muito nos preocupa o avanço destes casos”, afirmou o secretário.

Ayres ainda destacou que o Governo de Alagoas dispõe de 339 leitos SUS exclusivos para tratar pacientes com suspeita da doença ou com diagnóstico positivo da Covid-19. “É sempre importante lembrar que destes 339 leitos, 119 deles são de Unidade de Terapia Intensiva [UTI]; 31 são leitos intermediários que estão localizados nas Unidades de Pronto Atendimento [UPAS]; e 189 são leitos clínicos. Os leitos estão situados em hospitais de Maceió, bem como no interior de Alagoas. Também é relevante informar que dos leitos disponíveis, o de UTI está com 33 internos, os intermediários têm cinco pacientes e os clínicos estão com uma ocupação de 53 vagas”, destacou o secretário.

Centro de triagem – Ayres também atualizou os atendimentos na Central de Triagem, localizada no Ginásio do Sesi. Segundo o titular da Sesau, até 18h desta sexta-feira, 147 pessoas foram atendidas. Em relação aos testes rápidos para detectar se o paciente tem Covid-19 ou não, foram feitas 83 testagens, sendo que 82 deram negativo e um positivo.

Ainda durante a coletiva, o secretário anunciou que a Sesau adquiriu mais de 30 mil aventais das cooperativas têxteis de Palmeira dos Índios. Todo o material será destinado para o fortalecimento dos profissionais de saúde, além de potencializar a economia da região.

Alexandre Ayres ainda apresentou as ações realizadas esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde e respondeu aos principais questionamentos da imprensa alagoana que se cadastrou na plataforma para acompanhar as explicações sobre as medidas adotadas pelo governo do estado para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Alagoas. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados