Secretário destaca atuação do Município para casos suspeitos de Coronavírus

Publicado em 29/02/2020, às 14h29
Átila Viieira / Secom Maceió -

Secom Maceió

Com o objetivo de continuar capacitando os profissionais para atendimento e diagnóstico dos casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19), o secretário municipal de Saúde José, Thomaz Nonô, convidou profissionais do Município para participarem de um workshop realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal). O evento foi voltado para médicos e estudantes de medicina, na noite dessa sexta-feira (28), no bairro do Pinheiro.

LEIA TAMBÉM

O evento contou com a participação de quatro profissionais facilitadores, que explicaram o surgimento, formas de contágio, cuidados necessários e outros aspectos da doença.

Com casos em mais de 50 países, a doença já tem um caso confirmado no Brasil. Até agora o país conta com 182 casos suspeitos, sendo um deles em Maceió. Durante o evento, Thomaz Nonô conta que a SMS está atenta aos possíveis casos suspeitos e realizando a avaliação dos contatos, seguindo os procedimentos determinados pelo Ministério da Saúde.

“O diálogo está acontecendo com o Ministério e a Sesau, e nós estaremos monitorando os casos que podem surgir e, assim, tomar as medidas necessárias. Mas é importante que a população não se desespere, pois não há motivos para isso”, disse.

De acordo com Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde, a SMS está em constante comunicação com a Secretaria de Saúde do Estado, que oficialmente envia os dados para consolidação no Ministério da Saúde. “A Sesau fica responsável por realizar a primeira comunicação com o paciente verificando se o caso se enquadra na definição de caso suspeito para COVID-19, devendo então comunicar a SMS para realização do monitoramento de contatos e também ao MS, para consolidação e validação dos dados”, explica.

O monitoramento de contatos com casos suspeitos residentes de Maceió será realizado pela Vigilância em Saúde do Município, que orientará os usuários a procurar os serviços de saúde no caso de aparecimento de sintomas, bem como reforçar os cuidados pessoais para evitar a propagação do vírus.

Em casos leves os pacientes deverão ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs ou hospitais da rede privada. Já os casos graves deverão ser encaminhados à unidade de referência, que é o Hospital Hélvio Auto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês