Secretário do Ministério da Economia fala sobre privatização da Caixa Econômica, Banco do Brasil e Petrobras

Publicado em 19/02/2020, às 13h18
-

Folha Dirigida

O secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, voltou a falar nesta terça-feira, 18, sobre as estatais que serão privatizadas pelo Governo Federal. Segundo ele, Petrobras, Caixa Econômica e Banco do Brasil não estão nos planos de privatização.

LEIA TAMBÉM

A declaração foi dada nesta terça-feira, 18, durante o evento CEO Conference Brasil 2020 promovido pelo banco BTG Pactual. Ainda em relação à privatização, o secretário falou sobre a Casa da Moeda e os Correios.

Ainda durante o evento, Mattar afirmou que a Eletrobras será privatizada ainda este ano. Neste caso, o governo estaria prestes a decidir qual será o modelo de capitalização. Segundo o secretário, há aliados no Senado e na Câmara dos Deputados.

Bolsonaro já havia negado privatização

Em dezembro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro já havia negado a privatização do Banco do Brasil, Petrobras e Caixa. Ne época, a declaração foi dada um dia após as especulações de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria estudando tal ato. 

Em entrevista ao Globo, publicada em dezembro, Paulo Guedes disse que uma privatização particularmente poderia render R$250 bilhões. No entanto, o ministro não especificou a estatal que se referia.

Por outro lado, segundo O Globo, duas empresas públicas, com ações negociadas na Bolsa de Valores, teriam potencial para superar o valor citado pelo ministro, sendo elas: Banco do Brasil e Petrobras. O desafio da equipe de Paulo Guedes, no entanto, seria convencer o presidente de vender a estatal.

Como a venda da Petrobras e da Caixa Econômica não seria bem aceita pelo Congresso, o ministro estaria estudando uma forma de privatizar o Banco do Brasil, por ter um menor apelo pela estatização. No entanto, o presidente falou sobre as especulações.residente aos jornalistas. 

Ainda em dezembro, o Ministério da Economia adiantou à FOLHA DIRIGIDA que a privatização do BB e da Caixa, além da Petrobras, não estava nos planos do governo.

Perguntado sobre a possibilidade de privatização, o Banco do Brasil preferiu não se manifestar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Processo seletivo oferece 200 vagas para professores de inglês em rede pública de Alagoas Procurando Emprego? Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas esta semana Jovens de 17 a 24 anos lideram empregos com carteira assinada em Alagoas em 2025 Setor de serviços liderou a criação de empregos em Alagoas em 2025; confira os números