Secretário-geral da Unasul defende continuidade democrática no Brasil

Publicado em 12/07/2016, às 22h13
-

Redação

O secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), Ernesto Samper, disse hoje (12), em evento no Rio de Janeiro, que o Brasil precisa retomar a continuidade democrática e a governabilidade para sair da crise política. Samper participou da sétima edição do Café Unasul, espaço alternativo em que se reúne com jovens universitários e professores para debater temas como educação, direitos humanos, meio ambiente, trabalho e segurança.

LEIA TAMBÉM

Crítico do afastamento da presidenta Dilma Rousseff, o colombiano disse que a Unasul condenou o impeachment pela “forma como estava ocorrendo o processo de destituição” e disse que a entidade continua reconhecendo a petista como presidenta constitucional do país.

Para Samper, qualquer saída para a crise política do país deve assegurar a continuidade democrática e avançar “na capacidade de governabilidade que o Brasil precisa”. Segundo ele, essas condições seriam respeitadas com a volta de Dilma ao poder ou com a antecipação das eleições presidenciais.

“Se a presidenta e o vice-presidente [presidente interino, Michel Temer], num gesto patriótico, fizessem um acordo nacional para acertar essa eleição, o presidente da Câmara, que será eleito nos próximos dias, poderia assumir o cargo de presidente da República temporariamente até que se celebrem as eleições", sugeriu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado