Secretário inaugura 1ª etapa da reforma do PAM Salgadinho

Publicado em 16/05/2016, às 13h39

Redação

LEIA TAMBÉM

Foram reabertos, na manhã desta segunda-feira (16), os blocos A, B, e C do PAM Salgadinho, localizado no bairro do Poço, em Maceió, após passar por cerca de três meses de reformas. Além deles, os blocos J, L e N, que receberam reparos menores, além das áreas sociais, foram restauradas.

A reforma, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), devolve à população o atendimento médico na maior unidade de saúde pública da capital.

A reabertura foi comandada pelo secretário Municipal de Saúde, José Tomaz Nonô, que comentou as dificuldades encontradas durante o processo. 

“Planejamos concluir toda a reforma e entregá-lo totalmente reestruturado, com melhores condições de trabalho para médicos e servidores e de atendimento à população até o final de 2016”, comentou Nonô.

Veja vídeo:

Contando com os blocos I, que atende pacientes com HIV/Aids, e o que abriga o Centro de Reabilitação, o PAM Salgadinho retomou o atendimento com oito unidades em funcionamento, o que corresponde a essa primeira etapa dos trabalhos.

Segundo a Prefeitura, as obras no PAM Salgadinho vinham sendo adiadas porque não havia o reconhecimento de quem seria o responsável pelo prédio, pertencente ao antigo Inamps.  Sem a documentação, o Município não poderia executar os recursos que haviam sido liberados pelo Ministério da Saúde. 


VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR 

De acordo com o secretário de saúde, o sucesso dessa etapa deve-se também a participação dos servidores, que aceitaram o remanejamento temporário para atender a população nos bairros.

Veja vídeo:

VIABILIZAÇÃO DOS RECURSOS

Para viabilizar a obra, o secretário foi ao Ministério da Saúde, em Brasília, onde conseguiu a liberação dos recursos para a conclusão do Centro Especializado de Reabilitação (CER-III) e a construção da oficina ortopédica do PAM Salgadinho.  A obra do CER III foi orçada em R$ 999,77 mil. Do total, o Ministério da Saúde só havia repassado 10%.

Com a reabertura, a população terá de volta o atendimento regular de diferentes especialidades médicas e do Núcleo de Atividade Física. No entanto, segundo Nonô, ainda há muito por fazer. “Estou feliz com essa primeira etapa, agora é concluir tudo e iniciar a compra de novos móveis e ar condicionado”, comentou durante entrevista.

Veja vídeo:

Blocos I e O 

A gestão municipal conseguiu entregar antecipadamente os blocos I e O, que necessitavam de pequenos reparos. O bloco I é destinado ao tratamento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis e Aids, e conta com especialistas em Infectologia, Ginecologia, Odontologia, Gastro, Psicologia, Psiquiatria, Infecto- Pediatria, enfermeiros e assistentes sociais.

O bloco O é onde funciona os Centros de Reabilitação (CERs) com equipe de fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social. Além de abranger o setor de Órtese e Prótese, com assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, proctologistas e mastologistas.

Secretário inaugura 1ª etapa da reforma do PAM Salgadinho
Secretário inaugura 1ª etapa da reforma do PAM Salgadinho
Secretário inaugura 1ª etapa da reforma do PAM Salgadinho
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo app de saúde em Alagoas permite consultas e exames sem sair de casa Anvisa aprova uso de Wegovy para tratar gordura no fígado com inflamação; entenda Arroz branco ou integral? Descubra qual é o melhor para sua dieta Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes