Seduc celebra legado do educador Moacir Teófilo falecido neste domingo

Publicado em 31/08/2025, às 22h04
Educador Moacir Teófilo deixa um legado inestimável para Arapiraca e para todo o estado - Foto: Reprodução

Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas lamenta, em nota de pesar, o falecimento do professor José Moacir Teófilo, ocorrido neste domingo (31). Secretário de Educação por duas gestões — nos governos Teobaldo Barbosa (1982-1983) e José Tavares (1986-1987) —, o educador deixa um legado inestimável para Arapiraca e para todo o estado.

LEIA TAMBÉM

Sobre o falecimento, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou o papel de Moacir Teófilo na história da educação alagoana. "É com profundo pesar que a Seduc lamenta o falecimento do professor Moacir Teófilo, ex-secretário de Educação de Alagoas e referência para a educação alagoana. Neste momento de dor, a Seduc se solidariza com seus familiares, amigos e toda a comunidade por essa irreparável perda".

Além de sua atuação na gestão pública, o professor Moacir Teófilo foi o fundador, em 1950, do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho (CBC), instituição que formou gerações em Arapiraca e municípios vizinhos. Ele também foi um dos criadores da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Em reconhecimento à sua trajetória, a antiga Escola Reunida de Canafístula, em Arapiraca, foi rebatizada como Escola Estadual Professor Moacir Teófilo em 1986. A unidade atende 379 estudantes do ensino médio integral e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Homenagens e luto

O legado do professor Moacir Teófilo é celebrado por educadores de todo o estado. Para Wanessa Padilha, titular da 5ª Gerência Especial de Educação (GEE), a trajetória de Moacir Teófilo é indissociável da evolução da educação em Arapiraca. “Seu legado se estende não só a gerações e gerações de arapiraquenses, mas também a todo o Agreste alagoano. Neste momento de pesar, nós nos unimos à família Teófilo e ao povo de Arapiraca e agradecemos ao professor Moacir por tudo que fez por nossa região," declarou.

A gestora-geral da Escola Estadual Professor Moacir Teófilo, Vanilda Nicolau Bier, que foi aluna do Colégio Bom Conselho, relembrou com carinho a atuação do professor, descrevendo-o como "um guerreiro que lutava com giz na mão" e que oportunizou educação de qualidade para milhares de jovens.

"Fui estudante bolsista do Colégio Bom Conselho e sou eternamente grata a ele, um cidadão que se preocupou em levar a Educação para todos, sem distinção. Tenho muito orgulho de ser gestora de uma instituição que leva seu nome," afirmou Vanilda, que divide a gestão com os professores Márcia Maria Araújo e José Ricardo Barbosa.

Em sinal de luto, a Escola Estadual Professor José Moacir Teófilo estará fechada nesta segunda-feira (1º) para homenagear seu patrono.SepultamentoO velório do professor José Moacir Teófilo aconteceu neste domingo (31) no Colégio Bom Conselho. Nesta segunda-feira (1º), um cortejo sairá do colégio para o sepultamento na Fazenda Brejo, em Coité do Noia, às 10h.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE