Sefaz-AL amplia atendimento digital com nova funcionalidade para contribuintes

Publicado em 27/05/2025, às 11h44
- Ascom Sefaz

Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) passa a disponibilizar, de forma contínua e digital, o atendimento para contestação de valores cobrados de Substituição Tributária (ST). A partir desta terça-feira (27), o serviço poderá ser acessado 24 horas por dia, todos os dias da semana, permitindo mais agilidade e flexibilidade para os contribuintes.

LEIA TAMBÉM

A nova funcionalidade se soma às medidas que a Sefaz tem implementado para facilitar o acesso e a resolução de demandas no âmbito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Para utilizar o serviço, o contribuinte deverá preencher um formulário disponibilizado na Nise, a Atendente Virtual da Secretaria, pelo site do órgão ou Telegram (@nise_sefaz_al_bot).

Contribuintes que já utilizam a assistente virtual Nise terão seus dados automaticamente preenchidos, precisando apenas informar o CNPJ e submeter o formulário. Para novos acessos, será necessário realizar um cadastro inicial, informando nome, CPF e e-mail, além do CNPJ.

O envio do formulário com dados completos e corretos é obrigatório para a análise do pedido, sendo que os incompletos ou com erros poderão ser indeferidos.

“A disponibilização do serviço de contestação por 24 horas, todos os dias da semana, destaca o compromisso da Sefaz com a modernização e a eficiência no atendimento. Essa ampliação torna o processo mais ágil, acessível e alinhado às necessidades dos contribuintes, proporcionando maior comodidade e rapidez na resolução das demandas”, afirmou Ana Karla, gerente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz-AL.

Antes, o atendimento estava disponível somente das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, o que limitava a possibilidade de resolução das demandas no mesmo dia. Com a ampliação do serviço, será possível atender toda a demanda, evitando a formação de filas. Tudo de forma mais rápida e eficiente. Atualmente, o setor realiza uma média de 1.650 atendimentos por mês.

A Substituição Tributária transfere a responsabilidade do recolhimento do ICMS para outro contribuinte da mesma cadeia, o que traz mais controle, previsibilidade e simplificação ao processo de arrecadação.

Revisão de pedidos e respostas mais rápidas

A secretaria também traz outra novidade: a possibilidade de revisar pedidos já realizados. Com essa funcionalidade, o contribuinte poderá complementar ou corrigir informações de solicitações anteriores, garantindo mais praticidade e dinamismo.

A resposta ao pedido de contestação será encaminhada ao e-mail cadastrado pelo contribuinte em até cinco dias úteis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE