Sefaz altera tributação de celulares e chips com novo decreto de ICMS; veja o que muda

Publicado em 28/02/2025, às 16h28
- Foto: Ascom Sefaz

Ascom Sefaz

O Governo de Alagoas publicou, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), o Decreto nº 101.321/2025 que modifica o regime de tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para operações com celulares e chips. A partir de 1 de março, o imposto deixará de ser recolhido por substituição tributária e passará a ser recolhido de acordo com a regra geral, à medida que as vendas acontecem.

LEIA TAMBÉM

Atualmente, o ICMS desses produtos é recolhido antes mesmo do fornecimento da mercadoria. Com o decreto, a partir de março, as empresas seguirão a regra geral do ICMS, recolhendo o imposto conforme as vendas dos produtos.

Segundo a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, essa alteração traz melhorias para os contribuintes e consumidores.

“A mudança foi uma demanda das entidades participantes do programa Contribuinte Arretado para atender demandas do mercado desse segmento. Essa alteração busca simplificar o processo tributário para as empresas e oferecer um preço mais justo aos consumidores”, explicou.

O decreto está disponível no DOE em: https://diario.imprensaoficial.al.gov.br/apinova/api/editions/viewPdf/50595.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana em Alagoas Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas